MENU

08/02/2023 às 16h38min - Atualizada em 08/02/2023 às 16h38min

Com apoio do SESI, alunos da rede pública de Imperatriz conseguem vaga para Nacional de Robótica

Alunos da escola Municipal Wady Fiquene ainda conquistaram o 1º lugar em Design do Robô e o 2º em Desempenho do Robô

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
“Essa escola abraçou a oportunidade como um pingo no oceano e demonstrou isso pode fazer uma grande diferença”. A frase da professora de robótica do SESI Imperatriz, Conceição Oliveira, resume bem a trajetória da equipe Robotics Alfha, da escola Municipal Wady Fiquene, ‘apadrinhada’ pelo SESI Imperatriz e que obteve o primeiro contato com a robótica por meio do Projeto Prototipando Sonhos realizado em todo Maranhão pela entidade. 

 Os alunos tiveram três meses de preparação. E como escola ‘apandrinhada’ pelo SESI contaram com todo suporte de alunos e professores da escola SESI Imperatriz na preparação para participarem da etapa regional do Torneio SESI de Robótica realizado no último final de semana em São Luís. Além disso, também receberam a doação de materiais, como mesa tapete da competição e mala spiker com peças de lego utilizadas na montagem do robô. 

 A equipe conquistou o 1º lugar na categoria Design do Robô e o 2º lugar em Desempenho do Robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego) e ainda vaga para representar o Maranhão na etapa nacional que acontece no mês de março, em Brasília. Os alunos concorreram com 40 equipes de escolas do SESI e de escolas públicas do Maranhão, Paraíba, Piauí e Tocantins. 

 Rayssa Barbosa, 14, integrante da equipe Robotics Alpha, conta como a robótica melhorou a vida dos colegas e como foi participar do torneio. “Eu estou maravilhada. Desde que descobrimos a robótica as nossas notas melhoraram bastante. Essa energia do torneio eu nunca tinha sentido, foi algo maravilhoso”.  

O professor e técnico da equipe, Diego Silva, falou da experiência e da participação no campeonato. “Após esse envolvimento no torneio sentimos que esses meninos melhoraram em todas as disciplinas e depois de participarem dessa experiência serão melhores ainda”. 
 

SOBRE O PROTOTIPANDO SONHOS

Pensando em compartilhar conhecimento com quem não têm acesso a esta tecnologia, o SESI-MA criou o Projeto Prototipando Sonhos visando incentivar estudantes de escolas públicas e comunidades maranhenses a aprenderem pela metodologia em que a rede SESI de ensino é referência. O projeto é desenvolvido em itinerância pelos municípios maranhenses, levando as ferramentas de robótica para que crianças e adolescentes se tornem mais produtivos, inovadores e construtores de soluções para a sociedade.  

 “Quanto mais pessoas impactadas pelo “bichinho da inovação”, mais crianças e jovens terão a oportunidade de crescer profissionalmente e intelectualmente. Eu estou muito feliz porque impactamos a vida desses alunos e eles tiveram a oportunidade de ver a quão grandiosa é a robótica. Chegando em Imperatriz, eles irão impactar outras vidas, não temos dúvidas”, revela a professora de robótica do SESI Imperatriz, Conceição Oliveira. Ela é a técnica mais premiada no Torneio SESI de Robótica FLL no Brasil. E nesta etapa regional ganhou mais um troféu como 2ª colocada na categoria Técnico Destaque pela equipe Robotics Angel’s, da escola SESI Imperatriz.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »