MENU

07/02/2023 às 16h14min - Atualizada em 07/02/2023 às 16h14min

Visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré a Imperatriz completa 30 anos em junho

João Rodrigues
Foto: Divulgação
 
Em comemoração aos 200 anos do Círio de Nazaré, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorreu as Regiões Norte e Centro-Oeste e incluiu Imperatriz, a segunda maior cidade do Estado, na rota, visita que completa 30 anos neste primeiro semestre. Aprovada pela Assembleia Legislativa em 15 de dezembro de 1971, a Lei nº 4.371, reconhece a virgem de Nazaré como padroeira do Estado do Pará e Rainha da Amazônia.

Segundo reportagem publicada pelo jornal O PROGRESSO na época, a imagem peregrina chegou à Imperatriz no dia 19 de junho de 1993, onde permaneceu por dois dias na cidade, onde reuniu devotos de toda a Região Tocantina maranhense e de municípios dos Estados do Pará e Tocantins. 

A recepção da imagem foi com uma grande carreata que começou na BR-010 próximo ao 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS - Exército).

“Nós organizamos dentro do que nós podíamos fazer. Conseguimos um caminhão de som e fomos para o 50 BIS, onde foi a recepção da imagem com todas as honras que a padroeira do Pará e nossa mãe protetora merece e saímos de lá com a santa em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros pelas ruas da cidade’, lembrou o cerimonialista Francisco Brandão.

O trajeto da carreata incluiu a BR-010(marginal direita quem vai para Porto Franco), até a Avenida Dorgival Pinheiro, Rua 15 de Novembro, atual Avenida Frei Manoel Procópio e a igreja matriz de Santa Teresa, padroeira e cofundadora de Imperatriz.

“A santa permaneceu na igreja de Santa Teresa a noite onde teve uma Missa e uma procissão. No dia seguinte, domingo, em vez de seguir o trajeto da procissão de Santa Teresa, a procissão com Nossa Senhora de Nazaré foi no sentido oposto para a pracinha do hospital da Unimed”, complementou, acrescentando que muito fiéis se revezaram para levar o andor sempre com a guarda de honra do 50º BIS.

A imagem, também, em procissão foi levada até a porta da catedral de Nossa Senhora de Fátima onde foi recebida por autoridades religiosas e teve a celebração de uma Missa especial.

A imagem da santa peregrina no dia seguinte, seguiu em carreata até a paróquia de São Francisco, de onde, após a benção seguiu viagem para Belém.

Brandão, que teve formação religiosa oriunda dos frades capuchinhos e foi coroinha, disse que a imagem chegou a cidade a partir do esforço de do então empresário Chico Ribeiro, dono da extinta fábrica Café Uirarui e foi abraçada por famílias tradicionais da cidade, muitas delas como ligações afetivas com o Estado do Pará, como a família Moreira, que tinha Renato Moreira como prefeito na época.

“Não me lembro muito bem, mas acho que no primeiro momento a imagem veio carregada nas mãos no andor e depois em um carro, mas foi uma festa muito bonita. Era um amor muito grande que a gente sentia e a partir desse momento eu me lembro muito bem que pedi para meu marido para a gente ir a uma festa de Nazaré em Belém”, ressaltou a líder de movimentos sociais da Diocese de Imperatriz, Conceição Formiga, que foi ainda três vezes ao Cirio em Belém, sendo duas vezes com a família e uma com o Clube de Mães diocesano.

Aos 81 anos, seu Getúlio do Espírito Santo Torres disse que a visita da imagem foi bonita, mas o que chamou sua atenção foi o cuidado de integrantes da Guarda de Nazaré com a imagem da santa. Seu Getúlio do Espírito Santo é ministro da Eucaristia da Igreja matriz de Santa Teresa.

“Muitas vezes o exemplo de uma pessoa, um guardião, transfere para outra pessoa aquele sentimento e ajuda, também, na evangelização”, observou o ministro da Eucaristia.

Paraense de Bragança e devoto de Nossa Senhora de Nazaré, João Mauricio Martins também relembrou com saudades a visita da santa em 1993, curiosamente no dia do seu aniversário. Ele disse que aquela visita foi maravilhosa e inspiradora para a realização do Círio de Nazaré em Montes Altos, muito importante para a fé do povo católico maranhense.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »