MENU

06/02/2023 às 23h48min - Atualizada em 06/02/2023 às 23h48min

BBB 23 e o conceito (distorcido) de saúde

Ludmila Pereira de Araujo Souza *
Apesar do título, já começo esse texto dizendo que não assisto ao Big Brother Brasil, mas há alguns dias, chamou a minha atenção nas redes sociais e até em alguns sites de notícias, a surpresa dos espectadores e fãs da participante Bruna Griphão por ela ter aparecido fumando durante o programa. 

A sister que tem um corpo atlético com o famoso “tanquinho”, cheio de músculos, sempre dava a entender que levava um estilo de vida saudável e por isso, assustou tanto a audiência com o hábito de fumar. 

Sempre destaco aqui a importância da manutenção do peso adequado como um dos pilares para a boa saúde, porém é curioso como há algumas semanas, eu falei exatamente sobre essa questão que parece evidente demais, mas que não é tão óbvia assim. O que quero dizer – ratificar, na verdade – é que nem todo corpo magro significa necessariamente que está saudável e insuscetível a doenças. 

Atualmente, há uma cultura de magreza e de corpos esculturais bastante gritante em nossa sociedade, no entanto, como já dito, nem sempre refletem um real quadro de saúde e vigor.

E como prova disso, conseguimos observar tanto a citada participante do BBB, como uma parcela grande de jovens que, cada vez mais precocemente, começam com o uso do cigarro, bem como aderem a outros costumes inadequados e que afetam diretamente o bem-estar geral e a qualidade de vida. 

Como é de amplo, público, notório e inquestionável conhecimento, o hábito de fumar traz uma série de malefícios à saúde, como: refluxo gastroesofágico, gastrites e úlceras, dentre outras tantas patologias gástricas; doenças hepáticas, cardiovasculares e principalmente, pulmonares; maior incidência de cânceres; além de interferir diretamente na alimentação, já que suas toxinas provocam uma perda significativa na sensibilidade das papilas gustativas, prejudicando o olfato e o paladar e consequentemente, interferindo na capacidade de sentir o cheiro e o sabor dos alimentos e por isso, diminuindo o apetite do fumante.

Considero que um programa em TV aberta com o alcance do Big Brother Brasil, que atrai atenção de milhões de telespectadores, tem poder não apenas de entreter, mas de formar opinião de muitas pessoas. 

Nesse contexto, desejo sinceramente que o conceito (distorcido) de saúde possa ser revisto entre seus participantes e “transbordado” ao seu público.
____________________________________________________________________________________________________
 * Ludmila Pereira de Araujo Souza   é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri - Email: [email protected]
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »