MENU

06/02/2023 às 21h10min - Atualizada em 06/02/2023 às 21h10min

Centro Cultural Tatajuba está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de artesanato e artes plásticas

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, o centro cultural oferta oficinas de Tingimento Natural, Artesanato em Couro e Pintura à Óleo

Da Assessoria
Foto: Divulgação
  
Interessados em aprender sobre Tingimento Natural, Artesanato em Couro e Pintura à Óleo Sobre Tela podem se inscrever nas oficinas ofertadas pelo Centro Cultural Tatajuba. Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o centro cultural irá ofertá-las gratuitamente. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na secretaria do Tatajuba, no centro de Imperatriz, de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. 

A Oficina de Tingimento Natural será ministrada pela professora Luciene Santana, bióloga e Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Durante as aulas, será feita uma introdução prática ao desenvolvimento de tintas naturais. “Os alunos serão convidados a descobrir o potencial tintório das plantas brasileiras, principalmente do bioma da Amazônia e, por meio de vivências dos saberes, técnicas e receitas de tingimento têxtil natural, eles serão protagonistas dos seus processos criativos”, comenta.

A Oficina de Introdução à Pintura a Óleo será ministrada pelo pintor Tonneves, considerado mestre da cultura popular de Imperatriz. Durante as aulas, será realizada a apresentação e aprimoramento teórico e técnico do aluno iniciante ao universo da pintura. Sobre a didática utilizada o professor conta que: “Serão trabalhados conteúdos relacionados à história da pintura, estudo de desenho para a tela, técnicas de pintura, o uso das ferramentas, estudo das cores para o desenvolvimento das tintas até a construção da tela. Ao final da oficina, cada aluno terá construído sua própria obra”.

Sobre a Oficina de Artesanato em Couro, a artesã e arte-educadora Simone Fonseca informa que, durante as aulas, as pessoas vão aprender a trabalhar com o couro, que é um material de grande valor de mercado. “Nosso objetivo é fazer com que produzam peças de artesanato que possam ser comercializadas e gerar renda para estes alunos. Serão trabalhadas técnicas tanto para o discernimento dos tipos de couro, a escolha do fornecedor e a elaboração de peças desde o corte até a montagem, transformando o couro em produtos como porta-chaves, carteira de moedas e bolsas”.

Confira as informações sobre as oficinas. Para efetuar a inscrição, são necessários os documentos de identificação RG e CPF.

Oficina de Tingimento Natural
Profa. Luciene Santana
Inscrições: 08 a 27 de fevereiro
Realização: 03, 04, 10 e 11 de março, sextas-feiras, das 14h às 17h; sábados, 9h às 12h
Público: a partir de 16 anos, mulheres artesãs, comunidades tradicionais de quebradeiras de coco babaçu e público em geral interessado. Não é necessário ter conhecimento prévio.

Oficina de Pintura - Óleo Sobre Tela Prof. Tonneves
Inscrições: 13 de fevereiro a 1º de março
Aulas: 6 de março a 02 de junho
Turma manhã: terça e quinta, das 9h às 10h30
Turma tarde: terça e quinta, das 15h às 16h30
Público: a partir de 14 anos

Oficina de Artesanato em Couro Profa. Simone Fonseca
Inscrições: 30 de janeiro a 08 de fevereiro
Aulas: 13 a 16 de fevereiro, de segunda a quinta, das 14h às 17h
Público: a partir de 18 anos

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »