MENU

06/02/2023 às 21h02min - Atualizada em 06/02/2023 às 21h02min

“Bloco do Imprensa” movimenta Praça da Cultura

Com o tema “Pule neste abraço”, jornalistas e foliões abrem o “Reinado de Momo” em Imperatriz; um evento para as famílias,

​Raimundo Primeiro
Chiquinho França e Erasmo Dibell, com ChiBell, “Carnaval das Antigas” de volta - Fotos: Carlos Brandão
  
Um expressivo número de foliões brincou, ao som dos melhores ritmos dos “Carnavais das Antigas”, no sábado, na Praça da Cultura, em frente à sede da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), área central da cidade, com o lançamento oficial do “Bloco do Imprensa”, formado por profissionais de comunicação.

A programação foi aberta no final da tarde, com shows do cantor e compositor Erasmo Dibell e do multi-instrumentista Chiquinho França, tocando e cantando marchinhas que animaram os carnavais de muitas pessoas presentes ao logradouro, caso, por exemplo, do professor universitário Carlos Henrique, que aproveitou o contato com a reportagem de O PROGRESSO para afirmar: “nossa, que bacana, um momento nostálgico. Lembrei dos tempos da ‘Folia de Momo’, ali na Praça Tiradentes”.

Há dois anos, o “Bloco do Imprensa” não saia as ruas, dando o pontapé inicial ao Carnaval em Imperatriz, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Agora em 2023, o evento chega a sua décima quarta edição, com a expectativa de levar um “mar de pessoas” quando sair as ruas da “Cidade Velha”, conforme é denominada a região onde o município teve origem, com destaque para a rua 15 de novembro, também conhecida por Beira-Rio.

O “Bloco do Imprensa” foi criado em 2010, quando um grupo de profissionais da imprensa saiu as ruas, trazendo de volta o espírito de confraternização, por meio da maior festa popular do Brasil, o Carnaval, percorrendo as principais ruas do setor Beira-Rio, com o apoio e a presença efetiva da população, com adultos e crianças, participando da brincadeira, inclusive, integrando o “Circuito da Alegria”. 

Os jornalistas e comunicadores brincam o Carnaval na data, já que estarão trabalhando, cobrindo a Folia, até a madrugada do último dia, informando sobre tudo o que ocorrer na cidade durante as cinco noites, conforme anunciou a Prefeitura Municipal, por intermédio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI).

HOMENAGENS – A Organização da Festa homenageou Otília Herênio Bandeira e Didi Praes, incentivadoras do Carnaval de Rua em Imperatriz e apoiadoras, desde o início, do “Bloco do Imprensa”, cujo começou aconteceu na “Confraria do Olimpão”, nome dado ao bar de propriedade do senhor Olímpio Herênio Bandeira, pai, entre outros, de Otília e Nelson Bandeira, uma das famílias tradicionais da cidade.

Emocionadas, Otília e Didi destacaram o trabalho desenvolvido pela imprensa imperatrizense. “Vamos valorizar o jornalismo local, em todas as áreas”, disse Didi Praes, convidando o povo a ir para as ruas no sábado, 11, quando o “Bloco do Imprensa” percorrerá as principais vias da “Cidade Velha”.

Mônica Feitosa, 8 anos, acompanhada dos pais – Cláudio e Suzana – informou que vai participar da programação a ser desenvolvida neste sábado, a partir das 15h, acompanhando o “Bloco do Imprensa”. “Já pedi pra eles [meus pais], pois gostei muito”, complementou.

O cantor, compositor e poeta Zeca Tocantins, membro da Academia Imperatrizense de Letras, recebeu homenagem nacional pelo trabalho que realiza em prol da arte e da cultura da cidade. A entrega da homenagem feita por Chiquinho França.

Fundado pelo folclorista, instrutor de danças e carnavalesco, Osório Mendes Neto, agraciado em 1999 com o Título de Cidadão Imperatrizense, o Bicho Papão também fez os foliões dançarem, lembrando os carnavais dos tempos das marchinhas. “Vou voltar no próximo sábado”, garantiu a estudante Carmem Freitas, 7 anos, acompanhada dos pais – Vitor e Patrícia.

PRECISÃO – Antes de encerrar, Chiquinho França e Erasmo Dibell cantaram, com o público, “Filhos da Precisão”, um dos grandes sucessos do “Sarará”, tendo sido, inclusive, gravado pela cantora maranhense Rita Ribeiro. 

“Sem dúvida, uma festa linda e, claro, participativa”, comentou o representante comercial Igor Santana, residente no bairro Bacuri há 10 anos, natural de Teresina (Piauí).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »