MENU

06/02/2023 às 11h35min - Atualizada em 06/02/2023 às 11h35min

Chuvas devem atingir Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste nesta semana; previsão de calor no Sul

A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Sophia Stein
Brasil 61
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

   
A segunda semana de fevereiro será marcada por pancadas de chuva em todos dos estados da região Norte e grande parte do Nordeste. Exceção apenas do estado da Bahia, onde o tempo pode variar de céu aberto a possibilidade de chuva isolada.  A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Segundo nota técnica divulgada pelo instituto, a instabilidade no tempo é ocasionada pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no centro-norte da região Nordeste, principal sistema causador de chuva no semiárido nordestino, e o padrão dos ventos em altos níveis da atmosfera. 

"A partir do final de semana (04 e 05/02), a ZCIT, principal sistema causador de chuva no semiárido nordestino, deverá favorecer o aumento de umidade e, consequentemente, a formação de nuvens, especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, estados onde as chuvas dos últimos dias foram bastante isoladas. Já no Maranhão, Piauí e Ceará, elas estão mais intensas e deverão permanecer assim", aponta a nota técnica.

Fortes chuvas devem atingir todo o Centro-Oeste e algumas regiões do Sudeste, como o estado do Rio de Janeiro, a região metropolitana de São Paulo, o vale do paraíba paulista, Campinas, Ribeirão Preto, Araçatuba e São José do Rio Preto. 

Em Minas Gerais, as chuvas alcançam o triângulo mineiro e alto paranaíba, a região central mineira, a região metropolitana de Belo Horizonte, o Vale do Rio Doce, oeste, sul e sudoeste de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata. No estado, 117 municípios estão com situação de emergência decretada por conta das chuvas intensas.

Olivio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica sobre os temporais na região Sudeste do país.

“No decorrer da semana a condição para chuva em função do forte calor e da alta umidade do ar permanece provocando instabilidade e chuvas especialmente sobre áreas do sudeste e aí a gente chama atenção pro estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro, faixa norte do estado de São Paulo nessas áreas são esperados temporais mesmo que de forma localizada chuvas que devem vir acompanhada de raios”

O meteorologista diz que para a região Sul, é esperado uma nova onda de calor.

“Pouca condição para chuva apenas no centro leste da Bahia, nordeste do estado de Minas Gerais e áreas do sul do Brasil. Por falar no sul do Brasil, as temperaturas por lá durante a semana devem se aproximar dos 40°C principalmente no Rio Grande do Sul, onde estamos na expectativa de uma nova onda de calor que vai manter a condição bastante delicada em função das altas temperaturas, baixa umidade do ar e a falta de chuva que acaba impactando, principalmente na agricultura e no reservatório de água”, explica o especialista.

No noroeste, sudoeste e centro ocidental rio-grandense, o alerta é para o perigo da baixa umidade do ar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »