MENU

30/01/2023 às 13h32min - Atualizada em 06/02/2023 às 00h01min

PPG dá dicas para proteger a pintura do automóvel do calor e das chuvas de verão

Estação pede cuidado redobrado com a lataria do carro

SALA DA NOTÍCIA / Karol Jorge de Almeida
PPG I Ketchum Brasil
Além dos cuidados prévios, para preservar a cor do carro e curtir a estação com a pintura reluzindo, Ricardo Vettorazzi dá algumas dicas. - Foto: Divulgação/Acervo/PPG
Sumaré/SP – O verão chegou e, com ele, as altas temperaturas e dias de sol e chuva intensos. Para os donos de veículos que zelam pela aparência da lataria do carro, é o momento de não descuidar, afinal, a pintura é um dos itens que mais sofrem com os efeitos do clima e, por isso, necessita de medidas preventivas para garantir seu aspecto original.

As variações do clima durante a estação podem causar desde manchas até rachaduras na pintura. “Os cuidados com o veículo começam antes mesmo de sair de casa. Alguns processos feitos nas oficinas podem prevenir os efeitos dos intemperismos do verão, como enceramento, que proporciona brilho e proteção à pintura, vitrificação, que realça o brilho, e cristalização, que oferece maior proteção a manchas causadas por intemperismos”, diz Ricardo Vettorazzi, Gerente Técnico da Divisão de Repintura da PPG. 
Confira a seguir. 

Encontre o melhor lugar para estacionar
O local onde o veículo ficará estacionado é o primeiro quesito para preservar sua pintura. Procure um espaço coberto com sombra para evitar a incidência direta de intempéries climáticas. “É importante observar também se o ambiente é limpo e livre de possíveis contaminações, como seiva de árvore, sujeira intensa ou até mesmo névoa de tinta, causada por uma possível pintura de portão”, alerta.

Escolha uma capa de proteção adequada
Capas automotivas podem ajudar a evitar contaminantes externos na pintura enquanto o carro ou a moto estiverem parados. No entanto é de extrema importância que o material seja adequado para o uso e de acordo com o ambiente. Se o carro ficar exposto em local sem cobertura, por exemplo, invista em uma capa impermeável.

“Além disso, a limpeza do veículo deve ser realizada antes do uso desse tipo de proteção. Cobrir um carro com a umidade das chuvas pode causar manchas”, alerta o especialista.

Utilize produtos específicos para lavar o veículo
Na hora de higienizar o veículo, escolha um sabão de pH neutro. “Não utilize gasolina, álcool nem outros solventes na superfície pintada. No caso de eventual queda de produtos de limpeza ou qualquer outro material (em particular, fezes de aves), é importante lavar a área afetada imediatamente com água”, explica Vettorazzi.

Após a limpeza, é importante secar o veículo com panos adequados para evitar o acúmulo de novas sujeiras e manchas na pintura.

Não exagere no polimento
Com o objetivo de proteger a pintura do carro das intempéries climáticas, muitas pessoas acreditam que fazer polimento periodicamente pode ajudar na preservação da lataria. Todavia, para que a vida útil da pintura seja prolongada, uma boa dica é não exagerar nesse tipo de procedimento estético. “Se utilizado com frequência, o polimento pode ocasionar a diminuição da camada de verniz ou esmalte. E esse cuidado vale para veículos de todas as cores, inclusive brancos”, orienta o Gerente Técnico da PPG.

Escolha o melhor produto para reparos
Com a exposição ao calor e às chuvas, um reparo malfeito pode render diversos problemas, como manchas na pintura, pontos de ferrugem na lataria do veículo, entre outros. No caso de necessidade de reparos nos veículos, existem diferentes tecnologias disponíveis, porém, de modo geral, os produtos base água e os de alto teor de sólidos possuem maior durabilidade em comparação aos convencionais de mercado. Dessa forma, deve-se avaliar o custo-benefício para cada caso.

A companhia, fabricante global de tintas e revestimentos, oferece produtos que apoiam o profissional para dar a aparência perfeita ao carro, como a massa de polir MP02 e a massa de polir base água MP03, que garantem o polimento do veículo, ajudando a proporcionar um acabamento perfeito, eliminar as imperfeições da pintura sem deixar riscos, restaurar o aspecto original e realçar a cor e o brilho.

Vettorazzi pondera que o conhecimento do profissional na preparação e na aplicação dos produtos é essencial. “O ideal é que ele seja qualificado para fazer o melhor uso de um produto com desempenho superior.” Boas práticas e conservação da limpeza do ambiente também contribuem para a prolongação da vida útil da pintura ou repintura.

Pintura machada ou rachada: e agora?

O especialista reforça que, em casos de avaria, o processo de renovação de pintura é feito com lavagem, polimento e, em seguida, se o dono do veículo preferir, podem ser realizados os processos de enceramento, vitrificação e cristalização.

PPG: NÓS PROTEGEMOS E EMBELEZAMOS O MUNDO®
Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e entregar as tintas, revestimentos e materiais em que os nossos clientes têm confiado há 140 anos. Com dedicação e criatividade, resolvemos os maiores desafios dos nossos clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, operamos e inovamos em mais de 75 países e registramos vendas líquidas de US$ 17,7 bilhões em 2022. Atendemos clientes dos setores de construção, produtos de consumo, industrial e mercados de transporte e de reposição. Para saber mais, visite o site internacional da PPG ou o site da PPG Brasil
We protect and beautify the world é uma marca registrada e o logotipo da PPG é uma marca registrada da PPG Industries Ohio, Inc. Renner é uma marca registrada da Renner Herrmann S.A. e Renner Sayerlack S.A., utilizada sob licença. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »