MENU

02/02/2023 às 13h37min - Atualizada em 06/02/2023 às 00h00min

Vida de Travessia batiza o quarto single da parceria de Raquel Lara Rezende e Tiago Guimarães

Canção estará no disco Consciência do Ser que será lançado em Março

SALA DA NOTÍCIA Café8 Comunicação & Marketing
Bruna Piazzi

Os caminhos da mineira Raquel Lara Rezende e do paulista Tiago Guimarães já se cruzam em projetos coletivos como Samba de Reza e Somos Som, mas como dupla eles se apresentam em Consciência do Ser, disco que vão lançar em parceria no mês que vem, dia 10 de Março. A divulgação do álbum já revelou três singles, Meu Grande Amor, O Rio e Valsa Para A Terra e, hoje (02), lança mais uma canção: Vida de Travessia - ouça aqui.

O álbum reflete a união da compositora e cantora, Raquel, e do músico e compositor, Tiago, que nesta nova canção, com forte reverência à música mineira, dão continuidade à narrativa do disco que vem sendo revelada desde os singles anteriores. “O álbum como um todo narra uma jornada, como uma jornada do herói que se lança na vida para desenvolver as suas habilidades, aprender e depois se dissolver novamente no todo, na fonte que é”, comenta Raquel.

Portanto, é neste caminho de autoconhecimento que o disco se desenvolve. E aponta a necessidade de olhar para dentro a fim de experienciar a consciência de estar vivo, ‘do Ser’. Daí, então, vem o título do álbum. “Em cada uma das músicas o ouvinte acessa um prisma que expande a sua consciência mais e mais”, pontua Tiago.

Em Vida de Travessia, a jornada segue, porque ela está sempre presente, em muitos níveis e sentidos: interior e exterior, psíquico e físico, terrestre e cósmico. “Essa é uma das canções que traz com mais força a musicalidade mineira”, destaca Tiago. “Inclusive, no decorrer do disco é notável a influência musical mineira que fia o rock e a musicalidade popular em um tecido único.Também estão muito presentes outras influências, como a mpb, a música cigana e a linguagem musical dos mantras”, completa.
 

Singles já lançados

O primeiro single divulgado também foi a primeira música a ser gravada, Meu Grande Amor, “A melodia e letra são do Tiago. Essa canção abriu para nós as portas da criação do Consciência do Ser”, diz Raquel. “No álbum ela expressa esse ponto chave da jornada de todos nós, quando compreendemos que nós somos nosso grande amor. Nós somos nosso mais importante projeto, nossa grande obra de arte. Musicalmente, ela instaura uma experiência mântrica que nos convida a estar frente a frente com nós mesmos e nos reconhecermos. A melodia é cantada pelo Tiago e os vocalizes que faço são como um guia que conduz o ouvinte ao seu próprio universo interior”, continua.

No segundo single lançado, O Rio, também da autoria de Tiago, o rio fala em primeira pessoa e traz a consciência de que “eu sou o rio e o rio sou eu”. Já o terceiro single, Valsa Para a Terra, conecta a um sentimento de plenitude, serenidade e em comunhão com a Terra. “A composição é minha e a letra nasceu com nós dois sentados no gramado da Praça das Corujas, em São Paulo. Descalços com os pés no chão, o sentimento era de ser o caminhar da própria Terra. Ser seu corpo, sua voz, seu coração. A canção traz a consciência de que somos um com o planeta, esse grande ser vivo que pulsa, vibra e cria vida todo o tempo”, relata a cantora.

Consciência do Ser

O disco Consciência do Ser está sendo produzido desde o segundo semestre de 2021 e será lançado dia 10 de Março. “Reunimos canções e temas que já tínhamos e compusemos outras em parceria. Vale destacar que todas as músicas estão em 432hz - esse já era um desejo e foi confirmado também através de um sonho” relata a artista. Esta frequência é conhecida como a mais consistente na natureza, amplamente usada no canto gregoriano. E, segundo musicólogos, possui a característica de criar uma vibração de cura para o corpo, para a mente e para o espírito.
 

 

FICHA TÉCNICA

Vida de Travessia

Música de Tiago Guimarães e Raquel Lara Rezende 

Letra de Tiago Guimarães
Violão (Tiago Guimarães)
Guitarra (Gago Ferreira)
Baixo (Antônio Salles)
Percussão (Mestre Dalua)
Voz (Raquel Lara Rezende e Tiago Guimarães)

 

LINKS

Raquel Lara Rezende - aqui
Tiago Guimarães - aqui


SOBRE RAQUEL LARA REZENDE
Aos 12 anos, Raquel Lara Rezende, teve a certeza de que seguiria pelo canto quando passou em primeiro lugar para ingressar no coral da Antártica, em Vespasiano (MG). Na música popular, começou cantando em bares de Viçosa, também em Minas Gerais, alguns anos depois. Na sequência, se conectou com a musicalidade do congado, através da comunidade de São José do Triunfo, onde realizou, junto ao grupo de pesquisa Gengibre, projetos de extensão e pesquisa. Também integrou o coral da Universidade Federal de Viçosa, onde estudou jornalismo. Mais tarde, morando em Juiz de Fora (MG), Raquel fez o curso de canto da Bituca – Universidade de Música Popular, do Grupo Ponto de Partida, em Barbacena (MG). Em 2017, se mudou para São Paulo (SP) onde tem vivenciado diferentes experiências, como o Laboratório de Canto Cigano, de Lucía Soledad, e os estudos sobre  Terapia de Som. 

 

Em 2018, produziu o espetáculo Canto das Águas, no Teatro Estelar, em São Paulo (SP). O show reuniu canções da apresentação realizada em 2015, resultado da pesquisa artística Espelho d 'água que foi feita na cidade de Juiz de Fora. Também integrou o Abanã Orin, como cantora, em 2019, e criou, junto com os músicos Tiago Guimarães, Bruna do Prado, Gago Ferreira e Nathalie Magalhães, o grupo Samba de Reza. Atualmente, além dos estudos sobre Terapia de Som, se dedica às aulas de canto que ministra e prepara o lançamento do disco Consciência do Ser, em parceria com Tiago Guimarães.

 

SOBRE TIAGO GUIMARÃES
Nascido em São Paulo, o músico e compositor, Tiago Guimarães, teve seu primeiro contato com o universo musical aos doze anos, ao dar início aos estudos no violão e também fazendo as primeiras composições. Depois de se formar em Direito, e ficar um tempo afastado da música, iniciou os estudos no cavaquinho e retomou o ato de compor, no caso, sambas. Foi quando integrou o grupo Samba de Reza. Ao mesmo tempo, participou durante um breve período do coral da USP - Universidade de São Paulo, e fez o curso de Canto Cigano, facilitado pela Lucía Soledad, quando conheceu a Raquel. Reapaixonado pelos estudos na música, decidiu compor e idealizar um primeiro trabalho autoral que, em parceria com a Raquel Lara Rezende, culminou no álbum Consciência do Ser, a ser lançado em Março.



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »