MENU

03/02/2023 às 22h43min - Atualizada em 03/02/2023 às 22h43min

A crença que habita em nós

Elson Araújo
 
A crença e a busca pela sintonia com o eterno, são necessidades intrínsecas não só no ser cristão, mas também daqueles que professam uma fé, seja no que for. O que faz com que nos comportemos   como humanos de verdade, não é a nossa morfologia, mas o conjunto das nossas crenças, e a certeza de que não viemos do nada.

Sem a crença no eterno, nos resumimos a um simples ser vivo travestido de humano. Uma vez na condição de humanos eis um grande desafio: harmonizar-nos, no sentido amplo, com o ambiente em que vivemos e, assim, melhorar a relação com o outro no exercício do conviver social.

A fé concebida pelo nosso conjunto de crenças, se constitui num componente importante para o processo de  harmonização da sociedade. Se, sem fé é impossível agradar a Deus, ainda sem ela é impossível a construção de uma sociedade melhor. Uma sociedade justa. Nesse aspecto, podemos afirmar que a  fé é um elemento indutor do mover humano, tanto no aspecto positivo, quanto no  negativo.  

Hitler em nome da “crença” numa raça pura, exterminou milhões de Judeus. Milhões de negros foram escravizados sob o manto da “crença de que não eram gente, eram coisas; e hoje o estado islâmico, diante de uma fé cega e numa interpretação deturpada do Corão, comete todo tido de atrocidades. Na contraposição, Jesus Cristo, Gandhi, e Martin Luther king são  alguns exemplos de disseminadores da fé que “move montanhas”,  que cura as feridas mais profundas,  ressuscita mortos e que transforma a sociedade. Seus ideais permanecem, se eternizaram.

A fé, a boa, pode ser aprendida, desenvolvida e seus resultados apreendidos pelo tecido social. O que seria das sociedades sem esse tipo de fé?  Resumir-nos-íamos a meros zumbis vagando sobre a terra, sem rumo, indiferentes ao ambiente e às outras pessoas. O acreditar, assim como o duvidar,  faz parte da natureza humana;  e isso precisa ser cultivado!  E nesse pensar, torna-se importante a crença no aspecto de que o homem pode evoluir para algo melhor.

É crível que o Planeta possa ser ocupado por homens de muita fé e capazes de   coisas prodigiosas; entre elas {a principal},   a de construir uma sociedade, justa fraterna e igualitária. A crença nesses ideais não pode, jamais, ser perdida de vista, sob pena da sociedade se inclinar na direção de um processo contínuo de involução, o que nos levaria a uma condição de barbárie.  

Portanto, existe a fé que destrói e a fé que constrói.  E, é essa boa fé, a que constrói, que precisa ser disseminada em todos os quadrantes da Terra por nós, que ainda acreditamos que tudo é possível àquele que crer.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »