MENU

03/02/2023 às 19h43min - Atualizada em 03/02/2023 às 19h43min

Alunos de Barra do Corda e Formosa de Serra Negra são classificados para semifinal do Desafio Liga Jovem

A competição é uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Instituto Ideias de Futuro

Da Assessoria
O Licita Fácil é um novo jeito de licitar e ser licitado e foi desenvolvido por um grupo de estudantes da IFMA de Barra do Corda - Foto: Divulgação
 
O Maranhão conta com 12 equipes classificadas para o Desafio Liga Jovem, competição de inovação voltada para estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil. Dentre os maranhenses classificados, duas equipes são da região central do estado - a Time Six, formada por estudantes do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Maranhão, campus Barra do Corda e a Zettas, do Centro de Ensino Antônio Sirley de Arruda Lima, anexo Sibil, na zona rural de Formosa da Serra Negra.

O gerente da regional do Sebrae em Grajaú, André Veras, destaca a relevância dessa conquista não apenas para Barra do Corda e Formosa da Serra Negra, mas para toda a região do Centro Maranhense, sendo inspiração para outros estudantes. “Foi uma grande vitória para o território da regional de Grajaú. É o Sebrae, mais uma vez, mostrando a sua força ao estímulo do desenvolvimento da cultura da educação empreendedora e preparando o jovem para fazer a diferença na sociedade, no seu negócio e onde ele estiver”, comenta Veras.

A professora Mayana Diniz da Silva, orientadora da equipe Time Six, conta que “a ideia surgiu durante um trabalho da disciplina de Gestão Pública, no qual foi observado que muitas empresas de fora de Barra do Corda ganhavam as licitações abertas pelo campus do IFMA. A partir disso surgiu a ideia do “Licita Fácil: um novo jeito de licitar e ser licitado”. A proposta apresentada é uma plataforma que visa facilitar o acesso de empresários locais, com foco nos Microempreendedores Individuais (MEIs), aos processos licitatórios e capacitá-los para cumprir as exigências dos editais. 

O professor Caitano Carneiro Filho relata, por sua vez, que o projeto inscrito no Desafio Liga Jovem apareceu como uma oportunidade de os alunos pensarem soluções para a sua comunidade. “A proposta elaborada por eles foi de uma horta hidropônica automatizada, a qual tem como finalidade a produção de hortaliças orgânicas de alta qualidade. Essa ideia surge como resposta mais aplicável à nossa realidade, uma vez que irá gerar renda para as famílias inscritas no projeto”, explica ele.

Os estudantes e orientadores já se preparam para viajar para São Paulo, no mês de março, para apresentar o projeto. “Para nós do Campus é uma grande conquista, porque nos mostra que estamos no caminho certo quando se trata da promoção da Educação Empreendedora. Participar de uma competição do porte do Desafio Liga Jovem renova as nossas forças em prol da Educação e motiva-nos mais ainda!”, comemora a professora Mayana.

O professor Caitano ressalta a dimensão dessa conquista para os alunos de Formosa da Serra Negra e informa que a equipe está confiante para a continuidade da competição. “A próxima etapa exige mais comprometimento, dedicação e estamos nos organizando para darmos o nosso melhor.  A proposta do Desafio Liga Jovem é extraordinária, pois possibilita aos alunos demonstrar sua capacidade e criatividade, assim como lhes dá visibilidade nacional, despertando grandes empreendedores”, pontua.

Sobre o desafio - A primeira etapa do Desafio Liga Jovem foi realizada entre 25 a 27 de novembro de 2022, durante o evento online Virada Empreendedora. Ao todo foram mais de 5 mil estudantes de todo o território nacional que aceitaram o Desafio e mais de 600 grupos se inscreveram. Durante três dias, eles participaram de atividades como palestras, oficinas e mentorias com a finalidade de apoiar os participantes na criação e desenvolvimento da sua solução e na elaboração do vídeo-pitch do seu projeto.
 
As 100 equipes classificadas vão apresentar as suas propostas durante os dias 20 a 25 de março, em São Paulo. O anúncio das campeãs ocorrerá no Bossa Summit 2023, o maior evento do Brasil dedicado a startups e investidores. O grande prêmio é uma viagem, com todas as despesas pagas, para Madrid, na Espanha, para conhecer centros de inovação, trocar experiências, apresentar suas ideias em nível internacional.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »