MENU

02/02/2023 às 21h29min - Atualizada em 02/02/2023 às 21h29min

Amélio Cayres é eleito presidente da Assembleia Legislativa; Marcus Marcelo é o 3º secretário

Eleição teve chapa única após o recuo de Cleiton Cardoso

Da Assessoria
Amélio Cayres é de Augustinópolis, no Bico do Papagaio - Foto: Divulgação
 
Palmas/TO - Por unanimidade, como já era esperado, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) para o biênio 2023/2024. A eleição foi realizada na tarde desta quarta-feira (1º/2).

É a terceira vez na história política do estado que o Poder Legislativo será comandado por um parlamentar da região do Bico do Papagaio. Os outros foram Luiz Tolentino, em 1991/1992, e Raimundo Moreira (1997/1998 e 2011/2012).

Após ser empossado na presidência, Amélio Cayres discursou na tribuna e fez questão de agradecer o apoio de Cleiton Cardoso (Republicanos), que também era candidato a presidente, mas recuou às vésperas do pleito. Desse modo, a eleição teve chapa única. O vice-presidente é o deputado reeleito Ivory de Lira (PCdoB).

“O exercício da presidência dobra a minha responsabilidade, mas não nos envaidece, não me faz sentir maior do que nenhum dos outros 23 deputados”, declarou o novo presidente. Ele prometeu intensificar ainda mais a boa relação com todos os Poderes do Estado, sobretudo com o Executivo, na pessoa do governador Wanderlei Barbosa, que, segundo ele, está mudando a realidade do Estado.

Amélio Cayres também garantiu que nenhuma decisão da presidência fugirá da discussão com todos os deputados. “Considere-me presidente, porém, não mais do que cada um de vocês”, reforçou.

PERFIL DE AMÉLIO CAYRES
Baiano, chegou ao Tocantins em 1976 para exercer a atividade agropecuária. Em 1996, foi eleito prefeito de Esperantina (TO), sendo reeleito em 2000. Foi eleito deputado estadual em 2006 e reeleito para mais quatro mandatos consecutivos: 2010, 2014, 2018 e 2022, ficando entre os deputados estaduais mais votados, com 22.921 votos nas eleições de 2022.

NOVATOS NA MESA
Três deputados eleitos para o primeiro mandato também vão compor a nova Mesa Diretora. São eles: Professora Janad Valcari (2º secretária); Marcus Marcelo (3º secretário) e Eduardo Fortes (4º secretário).

REPRESENTANTE DE ARAGUAÍNA
Marcus Marcelo é o único parlamentar de Araguaína na Mesa Diretora. Ele já foi vereador por dois mandatos, presidente da Câmara três vezes e vice-prefeito da cidade.

VEJA A COMPOSIÇÃO DA NOVA MESA DIRETORA

Amélio Cayres – Presidente

Ivory de Lira – 1º vice-presidente

Gutierres Torquato – 2º vice-presidente

Vilmar de Oliveira – 1ª Secretaria

Professora Janad Valcari – 2ª Secretaria

Marcus Marcelo – 3ª Secretaria

Eduardo Fortes – 4ª Secretaria

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »