MENU

02/02/2023 às 18h56min - Atualizada em 02/02/2023 às 18h56min

Instituto Aço Verde do Brasil será lançado hoje em Açailândia

Da Assessoria
SEINC/MA
O governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior, participam do lançamento do Instituto AVB, da empresa Aço Verde do Brasil. A cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental ocorrerá nesta sexta-feira (3), às 18h, na sede do Instituto AVB em Açailândia.

O Instituto AVB é uma organização sem fins lucrativos que visa oferecer oportunidade e qualidade de vida para os moradores da região de Açailândia onde a empresa está inserida, oferecendo inclusão, diversidade e formação de cidadãos.

A sede do instituto AVB contará com salas de aulas, salas de informática, consultórios médicos e odontológicos, anfiteatro, quadra poliesportiva, escritório administrativo e creche para crianças.
Outro destaque do espaço serão alas para jovens desenvolverem ideias, com o objetivo de conectar a sociedade açailandense por meio de ferramentas sociais transformadoras.

 

Governo e AVB

A AVB é parceira do Governo do Maranhão, por meio da Secretária de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), através da concessão de incentivos fiscais (via Lei nº 10.690/2017). 

Governo do Estado e AVB atuam juntamente no adensamento do polo produtivo de ferro-gusa e aço no Maranhão. Os incentivos fiscais do Governo são uma forma de diminuir os percentuais cobrados na alíquota do ICMS das empresas, com o objetivo de aumentar a atração de investimentos e a geração de emprego e renda.

Entre os produtos fabricados pela AVB, estão tarugo, laminado, trefilados, escória, cimento, oxigênio, nitrogênio e argônio. Em outubro do ano passado, a Seinc concedeu um novo incentivo fiscal referente a ampliação de filiais da empresa. Cerca de 1,6 bilhão para ser investido pela empresa no Maranhão nos próximos anos. 

Outro número importante é na geração de empregos: entre as vagas de trabalho, estão previstos mais de 140 novos postos, entre indústria e fazendas de plantio de eucalipto, que serão somados aos empregos diretos e indiretos atuais, que são 5.930.

No período crítico da pandemia, em janeiro de 2021, a AVB foi destaque no tocante à responsabilidade social ao doar 400 mil metros cúbicos de oxigênio, correspondente a 40 mil cilindros, aos hospitais do Maranhão, via parceria com o Governo do Maranhão, e também 28 mil cilindros para o estado do Amazonas.

A AVB realizou cerca de 30 ações sociais no sul do Maranhão em 2022. Desde a realização de atividades culturais e esportivas a doações para entidades assistenciais e pessoas em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza, além de campanhas de acesso e cuidados à saúde. 

Com o lançamento do instituto, a ideia da empresa é concentrar as ações e ampliar os atendimentos, por etapas, à medida que os espaços da sede forem sendo entregues. A previsão é que a fundação seja concluída em dois anos, com início das atividades em 2025. Para financiar as obras e ações desenvolvidas pelo instituto, a AVB utiliza investimentos dos incentivos fiscais.

 

Sobre a AVB

A usina siderúrgica Aço Verde do Brasil (AVB), empresa do Grupo Ferroeste, atua há mais de 20 anos na região do município de Açailândia. Genuinamente maranhense, é a primeira siderúrgica a produzir aço sem a utilização de combustíveis fósseis do planeta. Suas florestas plantadas de eucalipto, para a produção de biocarbono, estão nos estados do Maranhão, Minas Gerais e Piauí.

Com capacidade instalada de produção de 600.000 t/ano, a empresa é reconhecida, atualmente, por ser a maior recicladora de sucata do Maranhão. Visa atuar com resíduo zero, gerando destino sustentável para todos os coprodutos da produção de aço.

 

Mais sobre o setor

Para 2023, de acordo com Líderes Associados ao Aço Brasil (associação de classe empresarial do setor), investimentos em infraestrutura e construção civil devem colaborar para o aumento do consumo per capita do aço no país. Além disso, poderá haver liderança da iniciativa privada no segmento. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »