MENU

01/02/2023 às 18h15min - Atualizada em 01/02/2023 às 18h15min

Alunos do SESI Imperatriz embarcam para etapa regional do Torneio de Robótica

As equipes viajam em trem da Vale com vagões personalizados na temática Harry Potter. Competição acontece nos dias 04 e 05 de fevereiro em São Luís

Dilmara Tavares
Imprensa/FIEMA
A competição acontece no SESI Araçagi e é aberta ao público - Foto: Divulgação
 
Seis equipes que disputam na modalidade FLL e duas da F1 in Schools da escola SESI Imperatriz embarcam nessa sexta-feira (03) com destino a São Luís. Lá os alunos participam da etapa regional do Torneio SESI de Robótica FLL.  O torneio acontece nos dias 04 e 05 de fevereiro e reúne equipes de vários estados que entram na disputa para etapa nacional. A competição reúne 49 equipes de escolas do Maranhão, Paraíba, Tocantins e Piauí. 

A diversão já começa a partir da viagem, já que essa galerinha será “teletransportada” em dois vagões do trem da Vale que foram personalizados com tema Harry Potter. A literatura infantil inglesa casa perfeitamente com o fantástico mundo da robótica, pois assim como os alunos, o personagem participava de competições internacionais com pessoas de diferentes idades e utilizava a estação de trem a fim de se transportar para o Mundo Mágico. 

“Eu estou muito ansioso, não tenho a menor dúvidas que será uma experiência única de fazer novas amizades, demonstrar conhecimento e me divertir bastante. Quando soube da viagem de trem e dos vagões com tema de Harry Potter foi uma alegria só, afinal assim como ele nos transportaremos para o nosso mundo mágico que é a robótica”, conta entusiasmado o aluno da equipe Freedom Wings, Davi Lima. 

A competição acontece no SESI Araçagi e é aberta ao público. Durante os dois dias de competições, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar a disputa em duas modalidades do Torneio SESI de Robótica, a First Lego League Challenge (FLL) e a F1 in Schools, além de uma mostra da First Tech Challenge (FTC). 

Na temporada 2023, batizada de SUPER POWERED, a First Lego League Challenge (FLL) trabalha com a temática da energia. Nela os competidores serão desafiados a encontrar soluções inovadoras para geração, armazenamento, distribuição e/ou consumo de energia. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.  Para além da construção e programação dos robôs, os alunos também desenvolveram projetos inovadores voltados para uso da energia renovável, temática que norteia a temporada deste ano.  

Já na F1 In Schools, competidores com idade entre 9 e 19 anos resolvem desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carro de Fórmula 1. O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.  

Não é só a velocidade que conta: é necessário utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Nessa preparação para o mundo profissional, os jovens competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado. 

A professora de robótica do SESI Imperatriz e técnica da competição, Conceição Oliveira, conta emocionada como é a preparação para o torneio e como a robótica influencia positivamente na vida dos jovens. “São muitos dias de renúncias, treinos e mais treinos, reparo nos robôs, nos carrinhos de F1, e a gente segue aprendendo juntos. É uma troca maravilhosa pra chegar no torneio que é um universo imenso composto por jovens que têm suas vidas transformadas por meio dessa experiência que soma muito com a vida pessoal e profissional deles”. 

O Torneio SESI de Robótica FLL é aberto ao público. Nesta temporada contará com 300 competidores de quatro estados que disputam no SESI Araçagi nos dias 4 e 5 de fevereiro. Veja a programação no site da competição: https://sistemas.fiema.org.br/robotica. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »