MENU

31/01/2023 às 15h18min - Atualizada em 01/02/2023 às 00h01min

Dessecação pré-colheita: prática pode ser bastante eficaz sem diminuir o rendimento da lavoura

Especialista comenta sobre a importância do procedimento para promover a uniformidade na maturação dos grãos de soja e melhorar a qualidade da produção

Renan Pereira e André Guerra
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA

Dr. Vitor Muller Anunciato 

A dessecação pré-colheita da soja é uma prática importante para os sojicultores, pois promove a uniformidade de maturação e umidade da cultura da soja antes da colheita. Isso permite uma colheita mais fácil e eficiente, pois a secagem da soja e o controle de plantas daninhas aumenta o rendimento operacional do maquinário, evitando o “embuchamento” promovido por hastes e folhas verdes. Ao dessecar as lavouras de soja, os agricultores também podem obter sementes de maior qualidade, pois os grãos terão um menor teor de umidade, evitando danos mecânicos e facilitando processos de secagem, armazenagem e transporte. Isso pode resultar em maiores taxas de germinação de sementes e melhor viabilidade das sementes. O uso da dessecação pré-colheita também permite que os agricultores programem sua colheita no momento mais conveniente para eles, sendo que a dessecação pode antecipar a colheita em até cinco dias em média, facilitando a logística e a operacionalidade da colheita da soja e semeadura do milho segunda safra em algumas regiões do Brasil. 

O estágio ideal para a dessecação pré-colheita da soja varia dependendo da cultivar específica e das condições de crescimento. Em geral, a dessecação deve ser realizada quando a soja atingir o estágio de maturidade fisiológica, ou seja, quando as folhas começarem a amarelar e as vagens atingirem o tamanho máximo. Isso ocorre normalmente quando cerca de 80-90% das folhas estão amareladas e a umidade das sementes está em torno de 30-35%. Nesta etapa, a soja terá atingido seu potencial máximo de rendimento e o processo de secagem pode começar. Uma boa referência para esse ponto é quando as sementes de soja estão desprendidas das vagens, o que geralmente ocorre entre R7.2, momento mais adequado para dessecação para grãos e R7.3, ponto ideal de dessecação para soja semente. Realizar a dessecação antes desse estágio de desenvolvimento pode gerar perdas de até 25% de produtividade, pois os grãos podem não estar completamente desenvolvidos. 

Um dos herbicidas mais utilizados para a dessecação pré-colheita da soja nos dias de hoje é o Diquat, um herbicida de contato de ação rápida, inibidor do fotossistema I, o que significa que funciona matando o tecido vegetal com o qual entra em contato. O Diquat é considerado um herbicida de ação rápida, o que o torna útil para a dessecação pré-colheita, pois pode secar rapidamente as plantas de soja. Por ser um herbicida inibidor do fotossistema I, o Diquat é altamente dependente da luz para o seu funcionamento, o que significa que ele interfere na capacidade da planta de produzir energia por meio da fotossíntese. Aplicar o herbicida no final da tarde e à noite, quando a “fase luminosa” da fotossíntese é menor, pode aumentar sua eficácia, assim como reduzir perdas por deriva e volatilização. Ao utilizar essa técnica de aplicação noturna de Diquat, deve-se atentar para as condições climáticas do dia posterior, pois se o dia amanhecer nublado a eficiência do Diquat pode ser comprometida, portanto, sempre deve-se seguir as orientações de um profissional habilitado e as recomendações dos fabricantes.  

Outra forma de se aumentar a eficácia do Diquat é com a utilização dos óleos minerais. O BRANDT TriTek é um óleo mineral de formulação exclusiva da BRANDT, com tecnologia americana de emulsão inversa. O TriTek ajuda a aumentar a penetração, distribuição e cobertura dos herbicidas nas plantas de soja, resultando em uma dessecação mais consistente e uniforme. A tecnologia de emulsão inversa do TriTek facilita a emulsão do óleo em água e a formação da calda de pulverização, garantindo maior estabilidade de calda, promovendo assim uma melhor uniformidade de distribuição dos ativos na área durante a dessecação.  

O TriTek é compatível com a maioria dos herbicidas e auxilia na atividade do herbicida, aumentando a quantidade de princípio ativo que é absorvido pela planta. Também ajuda a promover uma maturação e secagem uniformes das lavouras de soja antes da colheita, o que permite uma colheita mais fácil e eficiente. 

Vitor Muller Anunciato é Doutor em proteção de plantas e Técnico de Desenvolvimento de Mercado em Tecnologia de Aplicação na BRANDT do Brasil 

Sobre a BRANDT     

A BRANDT do Brasil é uma subsidiária da norte-americana BRANDT, uma empresa agrícola líder, que atende agricultores em todo o mundo. Fundada em 1953, desenvolve tecnologias que atuam na fisiologia vegetal e tecnologia da aplicação para diversas culturas. Presente em 85 países, com o propósito de respeitar o investimento do produtor entregando resultados reais no campo por meio de tecnologias inovadoras, as quais estão disponíveis numa grande rede de distribuidores. No Brasil desde 2015, possui sede em Cambé (PR) e filial em Olímpia (SP).    


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »