MENU

31/01/2023 às 17h54min - Atualizada em 01/02/2023 às 00h00min

Reprograma abre inscrições para cursos gratuitos de programação para mulheres negras, trans e travestis

Interessadas podem se inscrever até o dia 03 de fevereiro

SALA DA NOTÍCIA Luna Marina Oliva da Conceição
https://reprograma.com.br/
Divulgação/Reprograma
A Reprograma, iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade, priorizando negras, trans e travestis, está com as inscrições abertas para dois novos cursos: Front-End e Back-End. Ambas as oportunidades são gratuitas, online e destinadas às mulheres de todo o Brasil, acima de 18 anos, com pouco ou nenhum conhecimento em programação e ensino médio completo, sendo este último requisito não obrigatório para mulheres trans e travestis. As interessadas podem se inscrever até o dia 03 de fevereiro, por meio do link.

O Curso Front-End tem como objetivo qualificar profissionais mulheres que desejam realizar a transição de carreira para o mercado de tecnologia, como desenvolvedoras juniores, oferecendo formação básica em programação, com foco em Front-End React. Para este curso, a conta com o apoio do Edital Prepara Futuro, do Santander, iniciativa que busca apoiar projetos sociais que atuam com a agenda de inclusão produtiva - ou seja, a inserção de pessoas no mundo do trabalho, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. 

Já o Curso Back-End tem como objetivo qualificar profissionais mulheres com a formação básica em Back-End com foco em node.js e conta com o apoio da B3 Social, uma associação sem fins lucrativos responsável pelas frentes de Investimento Social Privado (ISP) e Voluntariado da BR, que tem como propósito contribuir, por meio da educação, com a redução das desigualdades sociais no Brasil. 

As inscrições podem ser feitas por todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, portanto, mulheres cisgênero, trans ou travestis, que possuam total disponibilidade para frequentar as aulas. As candidatas serão avaliadas ao longo do processo seletivo pelos seguintes critérios de avaliação: motivação, qualidade da inscrição, coerência das informações, empatia, inclusão, pensamento crítico, compartilhamento, além de familiaridade com o tema de diversidade e potencial de impacto do curso na vida da candidata. 

São oferecidas até 40 vagas por curso e as selecionadas serão anunciadas no dia 08 de março de 2023. Os cursos terão início em 25 de março, com duração de 18 semanas, sendo as aulas de conteúdo aos sábados, das 09h às 17h. Em detalhe, as aulas de revisão ocorrerão às segundas-feiras e nas terças-feiras, à noite, acontecerão as orientações educativas (espaço para desenvolver soft skills, como questões socioemocionais, desenvolvimento pessoal, socioemocionais, de carreira, estudos e planejamento). Por fim, as aulas de encerramentos semanais acontecerão às quintas-feiras, à noite. Além disso, os cursos terão atividades complementares e plantão de dúvidas que não são obrigatórios, mas estarão disponíveis para ajudar no desenvolvimento das alunas. 

“Posso adiantar algumas novidades importantes do nosso programa de formação: o encontro mensal com as líderes técnicas que ocorrerá nas quartas-feiras, das 20h às 22h, e o nosso programa de aprendizagem continuada, trilha de 12 semanas, com foco em consolidar o conhecimento técnico adquirido no curso intensivo de front-end e back-end juntamente com conteúdos socioemocionais importantes para profissionais de tecnologia”, explica Nadja Brandão, Diretora Executiva da Reprograma. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »