MENU

31/01/2023 às 14h44min - Atualizada em 01/02/2023 às 00h00min

Treinar equipe é investimento para o estabelecimento e o setor

Para especialista em negócios de gastronomia, empreendedor precisa compreender a importância de oferecer treinamento aos funcionários

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
Renato Varoli
Sempre foi um grande desafio encontrar funcionários qualificados para trabalhar em estabelecimentos de alimentos e bebidas, especialmente para o salão. A mão-de-obra tem sido um desafio ainda maior após a pandemia. Em 2022, 72% dos restaurantes que estavam contratando, enfrentaram dificuldade para encontrar pessoas qualificadas para ocupar as diferentes funções em seus estabelecimentos, de acordo com pesquisa feita pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes), em parceria com IFB (Instituto Foodservice Brasil) e a Galunion.

Para Vera Araújo, especialista da VA Gestão de Negócios, cabe aos estabelecimentos promoverem treinamentos para qualificar seus funcionários. “Esta é uma orientação que damos para nossos clientes e, algumas vezes, encontramos resistência da parte dos gestores, pois muitos destes funcionários, quando se qualificam e ganham experiência, migram para outros estabelecimentos em busca de ofertas minimamente melhores”, conta a especialista.

Ela explica que, apesar desses relatos serem verdadeiros, os gestores de A&B não podem pensar dessa forma, pois, além de garantirem um atendimento qualificado, que impacta diretamente no retorno do cliente à casa, o treinamento colabora ainda para que o setor seja cada vez melhor e mais competitivo. “Precisamos nos posicionar não só como empregadores, mas como promotores de educação, de qualificação, ajudando a melhorar a vida social dessas pessoas. Além disso, quanto mais pessoas qualificadas tivermos no mercado, mais os candidatos buscarão conhecimento por conta própria para pleitear boas vagas”, completa.

Outro ponto que a profissional destaca para seus clientes é que locais que fornecem treinamento, programas de qualificação, educação e plano de carreira são os mais desejados por pessoas comprometidas e talentosas.

*Vera Araújo é especialista em gestão de negócios de gastronomia, consultora e proprietária da VA Gestão de Negócios, está disponível para entrevistas sobre o tema.

Sobre a VA Gestão de Negócios
Idealizada por Vera Araújo, profissional de mais de 26 anos de atuação em negócios gastronômicos, a VA Gestão de Negócios é uma consultoria com um olhar 360º para a gestão, atuando em todas as áreas de um empreendimento gastronômico, do planejamento, gestão e marketing ao operacional. Entre os principais clientes estão o Itaú, Vaca Véia, Brodo Ristoranti, Madureira, Cozinha de Afeto e Cosy.

A VA Gestão de Negócios foi criada por uma mulher negra e tem como um de seus princípios a diversidade, por acreditar que as diferenças são um ingrediente essencial para a construção de um negócio inovador. Comandada por mulheres que enfrentam diariamente as dificuldades de estarem inseridas em uma área que ainda é predominantemente masculina, conta ainda com expertises de chefs de cozinha, que atuam de forma autônoma.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »