MENU

31/01/2023 às 17h59min - Atualizada em 31/01/2023 às 17h59min

Laudo do IML aponta que indígena foi espancado até a morte

Devido ao espancamento, Valdemar Mariano Guajajara teve trauma cranioencefálico

Dema de Oliveira
Valdemar Mariano Guajajara morreu ao sofrer traumatismo craniano por espancamento - Foto: Divulgação/Redes Sociais
 
Amarante do Maranhão - O corpo do indígena Valdemar Marciano Guajajara, de 45 anos, encontrado dentro de uma construção civil, possui marcas de espancamento, segundo a Polícia Civil. O crime aconteceu no último sábado (28), na cidade de Amarante do Maranhão, a 115 km de Imperatriz.

O delegado Gabriel Andrade disse que o indígena foi vítima de agressão física e morreu por traumatismo cranioencefálico. Valdemar Guajajara vivia na aldeia Nova Viana, que fica localizada na Terra Indígena Araribóia.

A polícia investiga se o assassinato é relacionado aos direitos dos indígenas, já que os povos originários são alvos constantes de ameaças em razão de disputas por territórios na região.

“A ideia é elucidar o crime, identificar a autoria e verificar se não se trata de um crime relacionado aos diretos indígenas. Se for, essa atribuição vai para a Polícia Federal. Se não for, nós vamos dar o andamento à investigação”, disse o delegado Regional da 10ª Delegacia de Polícia Civil em Imperatriz, Alex Coelho.

De acordo com uma testemunha, antes de ser morto, o indígena estava bebendo em um bar da região acompanhado da esposa e de outras pessoas.

“Ele estava em um grupo lá, de uns 3 ou 4, e tinha a mulher do falecido, que estava no meio”, afirmou a testemunha, que não quis se identificar.

Segunda-feira (30), o padrasto de Valdemar Guajajara esteve na delegacia para prestar depoimento. A investigação está em estágio inicial, por isso, uma equipe da Polícia Federal (PF) esteve em Amarante do Maranhão para dar apoio à Polícia Civil.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »