MENU

30/01/2023 às 16h49min - Atualizada em 30/01/2023 às 16h49min

Coletores exclusivos de vidro serão instalados nesta semana

Instalação inicial dos recipientes será em bares, restaurantes e similares

Léo Costa
Ascom
O trabalho inicial será realizado com 40 recipientes com capacidade de 220 litros ou quilos cada um - Foto: Assessoria
  
Como parte do projeto de ampliação do Programa Municipal de Coleta Seletiva, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), dará início nesta semana ao processo de instalação de 40 coletores para coleta exclusiva de vidro em bares, restaurantes e similares.

“A instalação dos coletores exclusivos da logística reversa de vidro é uma forma importante da Prefeitura e parceiros, impulsionar a coleta seletiva em Imperatriz. Os pontos foram definidos entre gestão municipal e a representação regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Inicialmente serão quarenta coletores, mas, o objetivo é ampliarmos no decorrer do ano”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Os recipientes, com capacidade de 220 litros ou quilos cada um, foram doados pela empresa Suzano Florestal. O coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, informa que os vidros coletados serão destinados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

“Todo material recolhido será encaminhado para a Ascamari onde será estocado. De lá, o vidro será transportado para Sergipe, onde será reciclado. Vale lembrar que os coletores são de uso exclusivo para vidros e não podem ser descartados lixo comum”, disse Jairo Santana.

A coleta do material será realizada pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), com a logística da empresa MB Limpeza Urbana. Além das garrafas de bebidas em geral, somente podem ser descartados nos coletores, copos e taças de vidros, frascos de cosméticos e medicamentos vazios, vidro quebrado e potes de alimentos em geral. Não podem ser depositados vidros plano de janelas, espelhos, utensílios de cerâmicas, porcelanas, pirex e similares, lâmpadas e blindex.

De acordo com estudos divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), em 2020, o Brasil gerou 79,6 milhões de toneladas de lixo e coletou 72,6 milhões de toneladas. Assim, aproximadamente, 7 milhões de toneladas sequer foram coletadas, indo parar nos rios, terrenos baldios e nos oceanos. Mas que poderiam ter sido reaproveitados e não liberados na natureza.

Segundo a entidade, as embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem do vidro, sem nenhuma perda de material. A reutilização do vidro, para a produção de novas embalagens, consome menor quantidade de energia e reduz a emissão de dióxido de carbono (CO?), também conhecido como gás carbônico, contribuindo para a preservação do meio ambiente. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »