MENU

30/01/2023 às 16h02min - Atualizada em 30/01/2023 às 16h02min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação
GB Edições

Rasgando o Pano

Eclode a Segunda Guerra Mundial, e quando um submarino alemão afunda navios brasileiros, Getúlio Vargas envia soldados para lutar contra os nazistas na Europa. Este conturbado momento histórico guia o enredo de “Rasgando o Pano”, lançamento da paulista Waléria Leme. O romance convida o leitor a mergulhar nas memórias de quem viveu intensamente as décadas de 1930 e 1940, em que o Brasil vivia a ditadura no Estado Novo. A partir do subtítulo “Uma jovem decidida, um estudante idealista e uma guerra não escolhida”, a autora contextualiza os encontros e desencontros de Maria Isabel e Otávio, protagonistas da obra. O ano é 1938 e, na capital de São Paulo, a jovem rica e filha de um fazendeiro de café se apaixona por um estudante de Direito, pobre, e neto de imigrantes italianos. Para viver este amor, os dois precisarão lutar contra os preconceitos e obstáculos impostos pelo pai de Isa, que não aprova a relação. Como se não bastasse, o jovem Otávio é enviado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) para lutar contra os nazistas. “Rasgando o Pano” é uma referência às rajadas das metralhadoras MG-42, empunhadas pelos alemães na guerra. Além das pesquisas sobre a realidade da época, Waléria recorreu às lembranças do pai – hoje com 93 anos de idade –, que acompanhou aflito o desenrolar da guerra e relatos de familiares de “pracinhas”. Notas de rodapé ajudam o leitor a entender palavras e referências específicas não mais usuais. O livro tem 324 páginas.
 

Belladonna: O Gosto da Morte

Luxo, traições, envenenamentos e suspense. Esses são alguns dos elementos presentes em “Belladonna: O Gosto da Morte”, obra que apresenta uma protagonista imortal: ela vê fantasmas e consegue enxergar a Morte. Mais do que isso, possui uma atração tão forte pela Morte quanto uma mariposa é atraída pela chama. Este “young adult” gótico escrito por Adalyn Grace chega ao Brasil pela Plataforma21. O livro é o primeiro de uma duologia e convida os leitores a desembarcarem na Inglaterra vitoriana repleta de magia, amores proibidos, assombrações e mistérios. Signa Farrow, uma jovem audaciosa que deseja desfrutar tudo o que a vida tem para oferecer, aos 19 anos, herda uma vasta fortuna e é jogada de um tutor para outro diversas vezes. Atualmente, vive com os ardilosos Hawthorne na Quinta dos Espinhos, uma propriedade glamurosa, porém sombria. A vida de Signa vira de ponta cabeça quando a matriarca dos Hawthorne morre e o espírito dela vem conversar com a moça e revela que o seu falecimento não foi por acaso. Agora, todos são suspeitos. Para desvendar este mistério, além da ajuda de um simples cavalariço, Signa faz uma aliança com a personificação da Morte – uma criatura atraente, mas muito perigosa. Esta relação se mostra mais irresistível do que se pode imaginar e, com o objetivo de tornar esses encontros com a Morte mais frequentes, a protagonista “se mata” repetidas vezes ao consumir bagas de beladona. É nesta atmosfera sombria e gótica que o livro “Belladonna” pode ser classificado como “conto de fadas perverso”, pois apresenta um universo parecido com “Bridgertons” com uma pitada de suspense. Dona de uma escrita sofisticada, detalhada e instigante, a escritora best-seller norte-americana Adalyn Grace envolve o leitor em um mundo de maldições, romances e morte numa aventura realmente prazerosa, que, para além de conquistar novos leitores, deixará os fãs brasileiros ainda mais fascinados. O livro tem 352 páginas.
 

Flordelis – A Pastora do Diabo

A suposta adoção de crianças e adolescentes que viviam em situação de abandono, e que chegou a passar de um total de 50, alçou Flordelis ao estrelato na década de 1990 e até ao cargo de deputada federal. Em novembro de 2022 ela foi condenada a 50 anos de prisão pela morte de Anderson do Carmo. Dedicado a desvendar as origens da figura pública que enganou o Brasil com sua fachada benevolente, o jornalista Ullisses Campbell conversou com a mãe, os filhos, parentes e outras pessoas que conheciam intimamente a rotina da assassina. O livro “Flordelis – A Pastora do Diabo”, lançamento da Matrix Editora, é o resultado destas entrevistas e de um trabalho extenso de pesquisa que durou dois anos. No livro, Campbell visita os bastidores da infância e adolescência de Flordelis e revela passagens perturbadoras. O sequestro de bebês de mães vulneráveis, os abusos sexuais cometidos contra os “filhos”, as orgias disfarçadas de sessões de purificação, o acesso limitado à comida imposto no lar adotivo, a alcunha de Queturiene que usava durante os rituais e o plano para matar o cônjuge são alguns dos episódios retratados. Filha da “bruxa” Carmozina e sobrinha de “pai” Miquelino, Flordelis aprendeu cedo a ocultar as entidades satânicas que adorava sob a bússola moral das crenças evangélicas. As pregações da palavra de Deus nos altares das igrejas eram seguidas por cerimônias particulares realizadas como oferendas para seres antagonistas da fé cristã como Baphomet. Se publicamente defendia os laços sagrados do casamento, na intimidade Flordelis não tinha problemas em frequentar ambientes voltados para a troca de casais, realizar batismos sexuais e transar com a própria prole, além de incentivar o incesto entre irmãos, biológicos ou adotivos. Ela mesma era casada com o ex-namorado de uma das filhas. O marido, pastor Anderson do Carmo, foi vítima de um complô familiar que culminou com seu assassinato, a mando da esposa, em 2019. O livro encerra a trilogia “Mulheres Assassinas” de Ulisses Campbell. Além deste lançamento, a série conta com os títulos “Suzane - Assassina e Manipuladora”, que mergulha no Caso Richthofen, e “Elize Matsunaga - A Mulher que Esquartejou o Marido”, relacionado ao assassinato do herdeiro da indústria de alimentos Yoki. O livro tem 304 páginas.
 

O Que Fazer Quando a Vida
Vai Perdendo o Sentido?

As perdas e mudanças são inerentes à existência, o problema é quando, por conta das situações desafiadoras, um imenso vazio e sensação de impotência tomam conta. “O Que Fazer Quando a Vida Vai Perdendo o Sentido?”, livro da terapeuta Myriam Filippi, oferece luz àqueles que optaram por fugir dos problemas ou levar a vida no piloto automático. Terapia holística, constelação familiar, meditação, yoga, oráculos, florais e reiki são algumas das alternativas apresentadas pela terapeuta para auxiliar o leitor a construir as próprias histórias de saúde e bem-estar. Práticas simples, como pisar na terra com os pés descalços por 15 minutos semanalmente, para descarregar o excesso de energia no corpo. Os ensinamentos compartilhados na obra partem da experiência da autora com desenvolvimento pessoal e pesquisas sobre tratamentos para a cura de forma holística, nos últimos 25 anos. Como yogaterapeuta e terapeuta reikiana, Myriam, destaca a importância de compreender os ciclos existenciais, e lembra que o ser humano vive em uma constante metamorfose. Para a terapeuta, uma pessoa não morre e nasce de novo apenas quando um ciclo de vida termina para que outro comece, mas também quando se esquece quem é, qual o propósito, a missão e, principalmente, o sentido da própria vida. Dentro de todo ser humano existe um canto sombrio e é preciso visitá-lo para que haja luz. “São os períodos difíceis da existência que carregam os maiores aprendizados”, completa a criadora do projeto “Despertar a Jornada”. O livro tem 150 páginas e é da Editora Viseu.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »