MENU

27/01/2023 às 10h22min - Atualizada em 30/01/2023 às 00h01min

Fitas protegem chicotes veiculares em caso de batida

Tesa® Supersleeve® crash impact diminui chances de propagação de chamas em um acidente

SALA DA NOTÍCIA
Tesa
A segurança é um dos fatores decisivos na escolha de um veículo. Presente desde o início da produção do carro até a chegada ao consumidor final, a tesa® - líder mundial em soluções adesivas - oferece uma gama de soluções de fitas de cablagem e chicotes elétricos. Um dos principais produtos do portfólio é a Supersleeve® PV 79, que tem a função de proteger os carros em casos de colisão.

Responsável por conduzir energia e informações por todo o veículo, um chicote elétrico é composto por inúmeros cabos. Somente em um carro popular, há cerca de 400 cabos, enquanto um veículo premium conta com mais de 800 deles.  Para permitir que essa condução seja segura, é necessário um isolamento - e é aí que a tesa® Supersleeve® PV 79 atua diretamente.

Devido ao impacto de uma colisão, o cabo pode se romper, causando um vazamento de condução elétrica. A fita é responsável por não permitir que esse cabo se rompa, evitando, assim, que a chama se propague, caso a faísca entre em contato com algum outro elemento químico. Uma curiosidade é que o lado do motorista abriga uma fita diferente da existente do lado do passageiro. O produto para o compartimento do motorista necessita ser altamente resistente à abrasão, enquanto do passageiro há fitas para abrasão com menor classe mecânica. Isso acontece porque no local do motorista é onde está localizada a bateria do carro e, consequentemente, um maior número de condutores de energia.

O produto é feito por tecido PET (Tereftalato de etileno), tecidos de lã, PVC (Policloreto de vinila) e PE (Polietileno) fílmicos combinados com adesivos de alta qualidade. Além de ser compostas por uma cobertura de arnês, responsável por agrupar os chicotes, as fitas atuam no gerenciamento do sistema de injeção, controle de tração, carregador wireless, entre outros. Por tanto, quanto mais equipamentos o veículo tiver, maior será a necessidade de cabos no chicote e fitas para garantir maior segurança.

Entre os benefícios oferecidos pela tesa a partir da oferta da Supersleeve® PV 79 estão o alinhamento com a estratégia da indústria automotiva – satisfazendo as necessidades de conversão local -, economia logística, melhoria no tempo de entrega, segurança na cadeia de suprimentos e maior agilidade no desenvolvimento de novos produtos.

“Além de garantir a máxima flexibilidade do chicote, todas as fitas da tesa® possuem fácil instalação. Esse é um dos diferenciais da tecnologia que também conta com uma durabilidade acima do padrão de mercado”, conclui Gustavo Terra, coordenador de vendas da tesa®.

Sobre a tesa®

A tesa® é líder mundial em soluções adesivas, com mais de 125 anos de experiência em desenvolvimento de tecnologias e   soluções adesivas inovadoras tanto para aplicações domésticas quanto para a indústria.  O seu portfólio completo conta com mais de 7 mil produtos, para diferentes necessidades e aplicações, das mais simples as mais exigentes e complexas. A empresa, com sede na Alemanha, está presente em mais de 100 países, como Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, França, Itália, Espanha, Suíça, Austrália, China, entre outros. Com 14 unidades de produção em todo o mundo, a tesa® atua orientada na busca constante de novas tecnologias e soluções, com investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para o mercado. No Brasil, a tesa® possui um Centro de Conversão em Manaus (AM), responsável pelo corte e embalagem de fitas adesivas, destinadas a clientes do comércio industrial, setor automotivo, varejo e indústrias de impressão e papel.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »