MENU

28/01/2023 às 20h07min - Atualizada em 28/01/2023 às 20h07min

PCGO deflagra operação para combater fraudes contratuais na área da Saúde

Participaram da ação 20 delegados de polícia e, ao todo, mais de 100 policiais civis

Da Assessoria
Dicom/PC-GO
Foto: Divulgação Dicom/PC-GO
   
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública – (Dercap), cumpriu, nesta quinta-feira, 26, três mandados de prisão temporária, 17 mandados de busca e apreensão na operação “Sinusal”, que visa combater fraudes contratuais supostamente praticadas por empresa e Organização Social que atuam na prestação de serviços no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás. A PCGO promoveu nesta manhã uma coletiva de imprensa na DERCAP.

Segundo o delegado Rilmo Braga, gerente operacional da Polícia Civil de Goiás, as ações da DERCAP são fundamentais no combate à corrupção e essa investigação em si, é muito incipiente. Os nomes dos investigados não foram divulgados, em razão da legislação de abuso de autoridade.

A Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Secretaria de Segurança Pública de Goiás foi a unidade que recebeu as denúncias iniciais da operação. O relatório elaborado na Superintendência foi encaminhado, em seguida, para a DERCAP. O delegado Francisco José da Silva Costa Júnior, informou que, ao todo são 20 mandados judiciais, sendo 3 de prisão e 17 de busca e apreensão, e foram sequestrados os valores aproximados de R$10 milhões.

Os crimes investigados, portanto, conforme disse o delegado Francisco Lipari Filho, titular da DERCAP, são falsidade ideológica, uso de documento falso, organização criminosa e lavagem de capitais. “Nos aprofundamos na investigação e foram levantados indícios, sobre cerca de 11 contratos que foram direcionados à empresa investigada. Os contratos previam a prestação de serviços em unidades de saúde em policlínicas de São Luís de Montes Belos e Cidade de Goiás e no Hospital de Itumbiara”, afirmou o delegado.  O delegado Francisco Lipari disse ainda que não é possível definir sobre o indiciamento dos envolvidos.

Outro delegado que participou das investigações foi Caio Menezes. Ele reforçou que todos os mandados da operação já foram cumpridos e, a partir de agora, serão analisados vários documentos colhidos. Participaram da ação, 20 delegados de polícia e, ao todo, mais de 100 policiais civis.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás emitiu nota sobre a Operação, leia na íntegra:
 
‘A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informa que a ação deflagrada nesta quinta-feira (26/1) é reflexo do trabalho de uma força-tarefa instalada na SES-GO por determinação do governador Ronaldo Caiado, com participação da Controladoria-Geral do Estado, antes da atual gestão da secretaria. A pasta ressalta que a investigação está na esfera da Polícia Civil de Goiás, com a qual a SES firmou um convênio de cooperação, concedendo à polícia acesso a qualquer dado necessário. O Governo de Goiás não admite eventuais desvios dentro da gestão pública e seus mecanismos de controle trabalham de forma permanente para coibir e investigar qualquer indício de irregularidade.’
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »