MENU

24/01/2023 às 15h48min - Atualizada em 27/01/2023 às 00h01min

Confira 5 livros que vão ajudar a desenvolver seu lado empreendedor em 2023

Especialistas do setor listaram algumas obras que servem como inspiração para quem deseja empreender neste novo ano

SALA DA NOTÍCIA Adriane Garotti
Imagem: Freepik

O início de ano é sempre marcado por projeções e planos que desejamos cumprir ao longo dos próximos meses. Começar um novo negócio ou desenvolver um empreendimento já em andamento costuma estar entre as resoluções desta época. 

Para dar andamento a esses planos, os livros são uma fonte de inspiração e de consulta, mesmo para quem não é tão assíduo da leitura. Como o empreendedorismo quase sempre está atrelado à vontade de inovar em determinado setor ou realizar mudanças efetivas em áreas que carecem de modernização, ter fontes válidas de consulta é sempre um ponto positivo. 

Pensando nisso, especialistas separaram cinco dicas de livros que vão ajudar a despertar o lado empreendedor neste ano de 2023. Confira:

1 - Payments 4.0: As forças que estão transformando o mercado brasileiro - (Edson Luiz dos Santos e Luis Filipe Cavalcanti)

A Obra de Edson Luiz dos Santos e Luis Filipe Cavalcanti, renomados especialistas do mercado de meios de pagamento, com larga experiência no Brasil e no exterior, traz para nós, leigos ou profissionais desse setor, sua visão sobre a atualidade, as forças que estão transformando o mundo dos pagamentos e seus efeitos de  comportamento das novas gerações de consumidores. Quem indica a obra é Ticiana Amorim, co-fundadora e CEO da Aarin, primeiro hub tech-fin especializado em Pix e embedded finance do país. 

2 - Diário de um Empreendedor - (Marcel Malczewski)

Contado a partir da experiência pessoal do autor, Marcel Malczewski, CEO da gestora TM3 Capital, ao longo de sua carreira como empreendedor e fundador de uma das empresas de tecnologia mais exitosas, a Bematech. Ele relata os erros e acertos de sua trajetória, ao longo de cerca de vinte anos construindo um negócio de tecnologia a partir do zero. A leitura é indicada para empreendedores, pois antecipa situações comuns na rotina de quem quer apostar em um negócio, com decisões e consequências. Tem o objetivo de contribuir para que o empreendedor possa criar alguns atalhos para o sucesso de seu negócio.

3 - C.H.O.Q.U.E.: Tratamento para o surto empreendedor - (Marcus Linhares)

A Obra de Marcus Linhares, CEO da fintech BIPP, também duas vezes vencedor do Prêmio Educação Empreendedora Brasil, aborda aqui as principais dúvidas de todo empreendedor e oferece uma metodologia própria para ajudá-lo a colocar seu plano em ação levando em conta seis variáveis: conhecimento, habilidade, operacionalidade, quanti-qualidade, uniformidade e efetividade (C.H.O.Q.U.E.), que farão toda a diferença na implementação de seu negócio no ambiente inovador que estamos vivendo hoje.
 

4 - O Lado Difícil das Situações Difíceis - (Ben Horowitz)

Para Felipe Stanquevisch, CEO da Civi, aplicativo gratuito que vem ajudando moradores de São Paulo a evitar riscos e transtornos na região metropolitana, Ben Horowitz é pioneiro em tecnologia e explica de forma assertiva as maiores lições das suas empreitadas. Horowitz, que é um dos mais respeitados e experientes empreendedores do Vale do Silício, conta neste livro um pouco mais sobre práticas, normas e sabedorias que, tanto os iniciantes quanto os experientes, devem ter em mente durante a resolução de problemas difíceis em seus negócios. 

5 - De Zero a Um - (Peter Thiel)

A obra do cofundador do PayPal e investidor em startups como o Facebook, traz uma perspectiva diferente do que é preciso aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício, porém com a consciência de que não existe uma fórmula para o sucesso. O principal diferencial do livro é exemplificar como cada inovação é única, portanto o autor incentiva que empresas criem coisas novas do 0. Segundo Guilherme Salgado, CEO da 3778,  maior healthtech independente do Brasil, a obra é uma ótima oportunidade para encontrar valores e insights que não conseguimos enxergar no decorrer do empreendedorismo atual. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »