MENU

25/01/2023 às 08h45min - Atualizada em 27/01/2023 às 00h00min

Como passar a logística do modo sobrevivência para o modo crescimento

Com o crescente amadurecimento comportamental do consumidor nas plataformas digitais, a exigência por uma entrega rápida aumenta a cada dia.

SALA DA NOTÍCIA Heverson Bayer
http://eship.com.br
Divulgação.

Na área de logística, devido à sua dinamicidade, aprimoramentos sempre serão necessários, entre eles está o planejamento anual para atender às demandas que deverão surgir. O executivo comercial da empresa e-Ship Tecnologia Logística, Alexandre Schnorr, explica que as empresas devem levar em consideração três pilares para o sucesso dentro da logística: pessoas, processos e tecnologia. Essas três pontas têm que estar alinhadas, por isso, é importante analisar quais são as dificuldades que se deseja solucionar. Uma vez corrigidas, os negócios podem evoluir do modo de sobrevivência para um modo de crescimento efetivo e duradouro.

Com o crescente amadurecimento comportamental do consumidor nas plataformas digitais, a exigência por uma entrega rápida aumenta a cada dia. Relatório recente da CapGemini indica que 55% dos clientes trocariam de varejista diante da possibilidade de uma entrega mais ágil. Para suportar um eventual aumento de pedidos, mantendo um bom prazo de entrega, é preciso a busca por meios tecnológicos que otimizem o tempo em todas as etapas da operação. O controle absoluto do inventário, a roteirização para os colaboradores dentro do armazém e dashboards que atualizem as expedições são ferramentas fundamentais para garantir a fidelidade dos clientes.

Logística e sustentabilidade

A automação de todos os processos logísticos, por meio da tecnologia, desde o recebimento dos produtos até a expedição, resulta em uma maior produtividade da operação em geral. Contar com a interligação entre os colaboradores, ERP's, marketplaces e transportadoras, pelo sistema WMS, é a chave para ter maior eficiência em uma operação, uma vez que a comunicação de todos os setores é aprimorada e o acompanhamento de cada pedido se torna mais acurado.

“Outra questão que vêm crescendo cada vez mais dentro das empresas é a sustentabilidade, referindo-se à possibilidade de expansão e escalonamento sem perda de qualidade e controle, com um planejamento de redução de custos”, destaca Schnorr. Uma tecnologia como o sistema WMS também interfere na outra acepção da palavra sustentabilidade, que é o cuidado com o meio ambiente. O e-Ship WMS, por exemplo, proporciona documentos, relatórios e ferramentas todas ao alcance dos gestores por meio de aparelhos móveis, reduzindo drasticamente a emissão de papéis. 

A tendência neste ano são empresas comprometidas com questões ligadas ao meio ambiente, e estar atento a isso também se traduz em um impacto direto no crescimento do negócio. Para o sucesso logístico de qualquer empresa é fundamental que todos os pilares estejam alinhados, garantido dessa maneira melhores resultados. Para Alexandre Schnorr, “De nada adianta ter um sistema de altíssima qualidade quando não se tem pessoas capacitadas ou processos não definidos. Ou pessoas muito bem capacitadas sem tecnologia adequada para comportar o crescimento. Então, as empresas precisam investir e incentivar esse modelo de negócio, para que de fato abandonem o modo sobrevivência e consigam tracionar e crescer”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »