MENU

26/01/2023 às 21h40min - Atualizada em 26/01/2023 às 21h40min

Consumo de energia elétrica no Maranhão cresceu 13,5% em 2022

Aumento ocorreu tanto no mercado livre como no regulado, devido às temperaturas mais altas registradas no estado e à retomada do setor de metalurgia

Assessoria
Foto: Divulgação
 
O consumo de energia elétrica no Maranhão aumentou 13,5% em 2022 na comparação com o ano anterior. No período, o estado utilizou 1.279 megawatts médios. O resultado foi impulsionado sobretudo pelo mercado livre, no qual a indústria e grandes redes de comércio ou serviços podem escolher o seu fornecedor. Porém, também houve crescimento no ambiente regulado, aquele em que o consumidor residencial e as pequenas empresas têm contratos diretamente com as distribuidoras.

Entre os ramos de atividade que atuam no segmento livre, a indústria de metalurgia e produtos de metal foi, de longe, a que mais contribuiu para a alta. O consumo do setor foi mais de três vezes maior no ano passado do que em 2021, o que indica um aumento de produção das fábricas para atender a um mercado internacional aquecido. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica — CCEE.

O maior volume, porém, quase 917 megawatts médios, foi fornecido ao mercado regulado. O ambiente teve uma alta de 1,2% no comparativo anual e o avanço está relacionado com temperaturas mais elevadas do que em 2021, o que leva a um maior uso de equipamentos de refrigeração, como aparelhos de ar-condicionado.
 
Sobre a CCEE
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de Rÿ 150 bilhões.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »