MENU

26/01/2023 às 17h08min - Atualizada em 26/01/2023 às 17h08min

URE de Imperatriz realiza com sucesso a Expedição Formativa 2023

Da Assessoria
Imprensa/SEDUC
Fotos: Divulgação
   
A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mediação da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), realizou no mês de janeiro, nos dias 11, 12, 18 e 19 a Expedição Formativa 2023, visando a melhoria da qualidade da educação do Ensino Fundamental do 4°. ao 9°. anos nos municípios da Região Tocantina.
 
Durante quatro dias, cerca de 250 professores(as) de Língua Portuguesa e Matemática de várias cidades puderam participar das atividades formativas. Os professores de fora, tiveram garantida a hospedagem, movimentando, portanto, o setor hoteleiro da cidade.
 
O evento aconteceu no Centro de Ensino Graça Aranha e os formadores pedagógicos eram da UEMASUL e UFMA.
 
A Diretora Regional de Educação de Imperatriz, Profa. Suelly Leal, avalia que a Expedição Formativa 2023 foi um belo momento de formação para professores de Português e Matemática dos anos finais da rede municipal. “Vale lembrar que é um processo formativo que visa a implementação do Documento Curricular do Território Maranhense nas unidades escolares e nas salas de aula do Maranhão,” concluiu.
 
Para a coordenadora pedagógica e articuladora do “Pacto Pela Aprendizagem”, Profa. Rai Sá, a Expedição Formativa 2023, é parte de um desdobramento de uma importante política pública.
 
“Esse trabalho prima pela melhoria do ensino aprendizagem em uma parceria regime de colaboração entre Estados e municípios, considerando que o Estado só se desenvolve no aspecto educacional se houver melhoras nos munícipios. Tivemos todo um trabalho online antes e agora temos essa formação presencial para professores de Português e Matemática”, afirmou Profa. Rai Sá.
 
Na coordenação do evento a Profa. Dra. Orleane Santana, Gestora Regional de Educação, reuniu-se antes com os quinze gestores das secretarias municipais das cidades que abrangem a regional de Imperatriz para mobilizar os profissionais de Lingua Portuguesa e Matemática.
 
“Nós acreditamos que todo o planejamento e toda formação de professor tem que ser continua. O Professor não pode nunca parar de estar em processo de formação.  Os profissionais que estão aqui hoje já possuem estudo prévio e trazem suas experiências, angústias e fazem trocas de ideias pois são de várias cidades diferentes.  Portanto, subsidiados pelos formadores eles acabam se fortalecendo para que cheguem em suas escolas e cumpram com aquilo que se propõem.’ Avalia Orleane Santana.
 
Para a Profa. Iara Paiva, uma das formadoras do evento, a Expedição Formativa 2023 obteve grande êxito. “Dentro deste processo formativo eu estou trabalhando aqui com a perspectiva do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa dentro dos parâmetros dos documentos do Estado do Maranhão subsidiado pela BNCC. Tem sido maravilhosa a participação de todos (as),” finaliza.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »