MENU

25/01/2023 às 16h25min - Atualizada em 26/01/2023 às 00h01min

Novo livro de Adriana Rocha expressa histórias de vida de moradores de comunidade da Zona Sul de SP

Desafios ilimitados por meio de registro e reflexão presentes na formação dessa comunidade.

SALA DA NOTÍCIA Bela Barbosa
Foto de moradora da Vila Aparecida (Crédito da Foto: Rafael Volpe)
São Paulo, janeiro de 2023 - “Vila Aparecida: O caminho de uma comunidade” é o novo livro da artista plástica Adriana Magalhães Rocha, que apresenta com vivacidade versões de histórias reais a trajetória da comunidade, nascida no início da década de 1970, no bairro de Pedreira, zona sul de São Paulo.
 
A obra será lançada dia 27 de Janeiro de 2023, às 15h, na Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade (AFAGO-SP), com uma palestra da autora do livro.
 
Organizado por meio de relatos históricos contados de maneira expressiva, a autora nos conduz à verdade sobre as mudanças importantes que marcaram o projeto de melhoria social e econômica da Vila Aparecida. A obra desperta interesse por seu rico conteúdo que compara a realidade encontrada pelos primeiros moradores, e depois as transformações vitoriosas ocorridas em quatro décadas seguintes ao seu nascimento.
 
Com histórias emocionantes através de depoimentos de diversos moradores, além de pessoas de fora da comunidade, trazem o quanto é valioso ouvir a população para entender melhor as suas verdadeiras necessidades.

 

 Foto de arquivo da comunidade Vila Aparecida (AFAGO-SP)

“Suas lutas, histórias de vida e conquistas vão oferecendo um panorama daquilo que é a vida de milhares de cidadãos paulistanos, relegados à invisibilidade e coagidos ao enfretamento por cada um de seus merecidos benefícios”, explica a Adriana.

Segundo a autora, a implantação do projeto AFAGO – SP, foi crucial e um ponto marcante para colaborar com tais transformações na Vila Aparecida. Esse projeto possibilitou o grande envolvimento aos que participam até hoje, com temas relevantes para a vida de cada um ali, como administração, informática, cabeleireiro, teatro, pintura, entre tantos outros, além do auxílio na construção de moradias aos que vivem no local. “Com apresentação de novos mundos possíveis, construídos por meio do lema da unidade, aos poucos a comunidade foi se transformando e crescendo com mais dignidade, relata uma das moradoras que nasceu e participou da AFAGO SP e é uma das pessoas que foi entrevistada no livro, Mayara Torres.
O lançamento do livro “Vila Aparecida: O caminho de uma comunidade”, da editora Recriar Livros será realizado por meio do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, através do edital 20/2022.


Foto da autora do livro Adriana Rocha (arquivos pessoais)


Sobre a autora:  Adriana Magalhães Rocha é formada em Artes Plásticas pela FAAP- Faculdade de Artes Plásticas, São Paulo, em 1980. Possui projetos artísticos no Brasil e exterior com obras no acervo de vários museus e instituições. Ao longo dos últimos 30 anos, Adriana vem desenvolvendo um trabalho que dá continuidade à sua produção plástica - que trafega entre a pintura, o desenho e a fotografia - nas ruas da cidade e em uma comunidade vulnerável onde atua há várias décadas. E é na comunidade de Vila Aparecida, na zona sul de São Paulo, que vem desenvolvendo seu último projeto. É autora do livro “Pós-Modernidade: ruptura ou revisão?”, publicado pela Editora Cidade Nova, em 1998, e do livro “Habitar o limite”, da editora Decor Books, em 2016.

SERVIÇO
Lançamento do Livro “Vila Aparecida: O caminho de uma comunidade”, de Adriana Magalhães Rocha.
Data: 27 de Janeiro (sexta-feira)
Horário: 15h palestra da Autora
Local: AFAGO-SP
Endereço: Rua Cônego Antônio Pinto, 525, Jardim Pedreira, São Paulo


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »