MENU

25/01/2023 às 16h39min - Atualizada em 26/01/2023 às 00h00min

Academia Livre de Música e Artes está com inscrições abertas em diversos cursos gratuitos para 2023

Há vagas em 12 diferentes cursos nas áreas da música, dança e teatro. O processo de seleção será por meio de audições que poderão ser presenciais ou virtuais. Inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 3 de fevereiro

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Aula prática de orquestra, com Prof. Lincoln Mendes

Ribeirão Preto (SP), 25 de janeiro de 2022 – A Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), está com as inscrições abertas para a seleção de novos alunos neste ano de 2023, nas áreas da música, dança e teatro. O prazo para fazer a inscrição é até o dia 3 de fevereiro, direto no site da instituição. Dependendo do curso escolhido, as audições seletivas serão presenciais ou virtuais.

Para quem quer estudar música, há vagas nos cursos de violino, viola, clarinete, flauta transversal, canto lírico individual (para jovens de 13 a 21 anos, em nível intermediário e avançado), orquestra acadêmica e banda sinfônica (jovens entre 14 a 28 anos, nível intermediário), canto coral juvenil (jovens entre 14 a 21 anos, iniciante e intermediário) e canto coral infantil (crianças de 9 a 13 anos, iniciantes).

Se a preferência for pela dança, há vagas para os cursos gratuitos de balé (jovens de 15 a 25 anos, com formação em balé clássico) e dança inclusiva, voltada às pessoas com deficiência motora, cognitiva, auditiva e visual (a partir de 15 anos). E também há vagas para quem curte teatro (jovens entre 16 a 30 anos, iniciantes).

O coordenador pedagógico da Alma, Ladson Bruno Mendes, explica que as audições são oportunidades para os futuros alunos mostrarem seu potencial, com ou sem experiência. "Há quase nove anos realizamos um trabalho de formação e preparação de alunos para o mercado de trabalho e também para a universidade. E é sempre muito empolgante essa expectativa para receber novos alunos", comenta Ladson.

Como a Academia recebe alunos de toda a região de Ribeirão Preto e do sul de Minas Gerais, o coordenador ressalta que quem está mais longe poderá enviar vídeos por e-mail e também pelo site da Alma. "Esses cursos trazem uma experiência única para quem se torna aluno da Academia, já que muitos dos nossos recitais e concertos são realizados no campus da USP de Ribeirão Preto e no Theatro Pedro II, em oportunidades muito especiais", afirma o coordenador.

A Academia Livre de Música e Artes atende cerca de 200 alunos e as audições têm o objetivo de preencher as vagas abertas pelos alunos que entraram na universidade e/ou saíram do grupo por outras razões. Esse preenchimento de vagas ocorre duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre.

Em 2023, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, estão sendo mantidas pelo Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, e patrocínios das empresas: Ópera - Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia - Santa Helena Industria de Alimentos S/A e GSInima Ambient; Suíte - Interunion, Tereos e Usina Vertente; Ária - São Domingos  Industria Gráfica, Luiz Tonin Atacadista e Supermercados, Grupo Combustran, Escandinavia, Elmaz Caminhões e Ônibus, Cotave Caminhões e Ônibus, Goiasmaq, TMA, Tracan, Tarraf e Supermercado Canesin.

Alma

A Alma - Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais.  Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.


Atendimento à Imprensa

Verbo Nostro Comunicação Planejada

(16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis:

Andrea Berzotti (16) 99138 6185 ([email protected])

Luciana Grili (16) 99152 2707 ([email protected])

Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 ([email protected])

Colaboração: Gabriel Todaro


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »