MENU

23/01/2023 às 14h30min - Atualizada em 25/01/2023 às 00h01min

Vermifugação na fase pré-desmame é um importante e eficaz aliado do pecuarista

A pré-desmama exige cuidados especiais com a verminose e demanda protocolo de vermifugação estruturado

SALA DA NOTÍCIA Guilherme Gonçalves Almeida

A rentabilidade do pecuarista é sempre um tema importante. Com margens cada vez mais apertadas, o criador precisa estar atento a todos os detalhes do processo para evitar perdas, sendo uma delas com a saúde e bem-estar do rebanho. 
 

A sanidade animal está diretamente relacionada ao desempenho da criação de gado e consequentemente com a rentabilidade do negócio. Afinal, um animal sem saúde não vai expressar seu máximo potencial genético ou manter seu valor zootécnico e comercial, o que diminui a qualidade e a quantidade da produção.
 

A verminose é um dos vilões e impõe desafios ao pecuarista. Silenciosa, mas com grande impacto econômico, a atuação dos vermes gera prejuízo de US$ 7 bilhões por ano. “Dentre todas as doenças parasitárias, é a que causa maior impacto. Um inimigo oculto, mas que pode ser combatido de forma preventiva, com protocolos bem definidos”, ressalta o Gerente Técnico de bovinos da Zoetis, Elio Moro.
 

A verminose pode acometer o gado de todas as idades, mas o pré-desmame ganha destaque em comparação com outras fases, exigindo atenção maior, pois o animal ainda não está com o sistema imunológico totalmente funcional. “O protocolo de vermifugação no pré-desmame dever ser feito por todos os criadores, evitando, assim, gastos futuros com medicações e perda de produtividade do rebanho”, disse Elio.
 

Um estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS),, em parceria com a Zoetis, mostrou que os bezerros tratados com moxidectina 10% desmamaram com 9,4 kg a mais que o grupo não tratado. 
 

Dentre os 202 bezerros avaliados, entre os três e cinco meses de idade ficou constatado que 56% dos animais jovens tratados desmamaram com índice de verminose zero. Bezerros em idade de pré-desmama ainda não possuem seu sistema imunológico em plena funcionalidade e por isso podem ter uma alta carga parasitária afetando seu desenvolvimento e inclusive deixando-os mais susceptíveis a outras doenças.    
 

Onyx 
 

Eficaz para o tratamento dos parasitas internos e externos de bovinos, Onyx proporciona proteção contra futuras infecções parasitárias em até 150 dias após o tratamento. “Uma pequena dose do medicamento, a base de moxidectina 10%,   assegura controle efetivo dos principais parasitas, tanto na forma adulta quanto imatura”, explica Elio.
 

“Além do estudo que conduzimos com a UFMS, repetimos o tratamento em dez outras fazendas de diferentes regiões do País, comprovamos a eficácia de Onyx no tratamento a verminoses. Com ele, os animais obtiveram, em média, um aumento de 4,8 kg em relação aos que não foram submetidos ao tratamento”, finaliza o especialista. 

 

Sobre a Zoetis 

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de quase 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 11.300 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países. Em 2022, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 7,8 bilhões.

 

Informações à imprensa | Little George 

Rodolpho Cautella – [email protected] 
Guilherme Almeida - [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »