MENU

23/01/2023 às 16h22min - Atualizada em 24/01/2023 às 00h02min

Higienização adequada das instalações é essencial para redução de diarreia nos bezerros

Doença é um dos principais desafios sanitários nos primeiros dias de vida dos bovinos.

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Medeiros
Texto assessoria

O gado leiteiro demanda cuidados especiais desde o nascimento. Falhas no manejo nutricional e sanitário nessa fase podem representar atrasos no desenvolvimento e consequente perda econômica para os produtores. “Diversos fatores interferem no correto crescimento dos bezerros”, explica o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para Animais de Produção da Pearson Saúde Animal. “Entre eles, estão o deficiente fornecimento de colostro e até as condições de higiene dos alojamentos dos animais”.

Vechiato destaca que os bezerros são altamente suscetíveis a doenças infecciosas. Em função disso, é essencial proporcionar boas condições de higiene e sanidade, sob pena de a propriedade ter elevada taxa de mortalidade, comprometendo a eficiência da criação.

“Instalações sujas, úmidas, pouco ventiladas e com elevada umidade relativa do ar acarretam prejuízos muito maiores do que a ausência de instalações em criações onde os animais permanecem desabrigados. Sendo assim, é indispensável fornecer ar limpo o tempo todo, camas secas e confortáveis, controle de temperatura e umidade e, principalmente, estábulos limpos”, aponta o especialista da Pearson.

Thales Vechiato explica que a higienização deve ser feita em todos os ambientes e, quando necessário, nos meios de transporte dos animais. “A limpeza dos ambientes minimiza os riscos de proliferação de micro-organismos e o surgimento de doenças transmissíveis, como a temível diarreia, muitas vezes fatal para os bezerros”.

Apesar de a causa da diarreia nos animais jovens ser multifatorial, sendo decorrente da combinação de ambiente inadequado, imunidade baixa dos animais e contato com agentes infecciosos, a deficiência de apenas um desses fatores poder levar à doença. “Essa doença é traiçoeira. É uma infecção transmissível que, quando menos se espera, pode estar disseminada pelo rebanho”.

“Os principais agentes responsáveis pela doença são as bactérias (Escherichia coli), os parasitas (Cryptosporidium) e alguns vírus (entre eles, o rotavírus e, em menos incidência, o coronavírus). Por isso, é preciso utilizar produtos adequados e de amplo espectro para a correta sanitização”, recomenda Vechiato.

Para auxiliar na manutenção da higiene dos alojamentos, a Pearson Saúde Animal coloca à disposição dos pecuaristas o sanitizante Creolina, produto ideal para a limpeza das instalações rurais e instrumentos em geral. Creolina é composto por Cresóis e Fenóis associados a hidrocarbonetos aromáticos, garantindo ação bactericida sobre os micro-organismos responsáveis por essas e outras infecções nos rebanhos. “A Creolina é um produto higienizante histórico e altamente eficaz para a limpeza de instalações animais. São décadas de cuidados sanitários à disposição dos criadores”, ressalta Thales Vechiato


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »