MENU

20/01/2023 às 11h07min - Atualizada em 22/01/2023 às 00h01min

Urgente é o manejo eficaz de parasitas, para garantir bem-estar animal e sucesso da pecuária de corte

SALA DA NOTÍCIA Viviane Righetti Passerini
Os endectocidas têm se destacado como importantes aliados da produtividade e da lucratividade da pecuária brasileira. Afinal, os parasitas – como os vermes e os carrapatos – são responsáveis por prejuízos bilionários à atividade e também pelo comprometimento da saúde e do bem-estar animal nas propriedades.

"O prejuízo dos parasitas à pecuária é estimado em R$ 12 bilhões por ano. Eles afetam diretamente a produtividade, pois fazem com que o animal perca até 40 quilos, além de prejudicar a qualidade do couro, restringindo seu valor", assinala Antônio Coutinho, gerente de marketing para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.

Vermes e carrapatos, assim como moscas, bernes e outros parasitas internos e externos, se disseminam com maior facilidade no clima tropical brasileiro. Assim, sem o correto manejo sanitário, os criadores correm o risco de ter o rebanho menos produtivo. Com isso, a lucratividade e a sustentabilidade da atividade também diminuem, comprometendo o lucro.

"A ciência comprova que dois ingredientes ativos se destacam no combate aos parasitas: ivermectina e fluarazon. Essa associação, que extermina os inimigos da pecuária, contribui para que o desenvolvimento do rebanho ocorra da forma esperada, evitando a queda de produtividade. Tudo isso de forma extremamente segura", diz Coutinho.

As duas moléculas estão combinadas em Contratack® Injetável, endectocida desenvolvido pela Vetoquinol – uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo. O medicamento é o único do mercado que utiliza ivermectina de longa duração associado a fluazuron, garantindo que o gado permaneça protegido e saudável – por dentro e por fora.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »