MENU

20/01/2023 às 17h56min - Atualizada em 21/01/2023 às 00h00min

Accenture identifica grupo emergente de líderes que adotam estratégia de reinvenção total para alcançar novos níveis de performance

Os chamados 'Reinventors' investem em novas tecnologias, encontram novas formas de trabalho e transformam seus negócios a fim de entregar valor financeiro e não financeiro.

SALA DA NOTÍCIA Imprensa Accenture
Pesquisa recente da Accenture (NYSE: ACN) descobriu que, para crescer e liderar no ambiente volátil de hoje, um pequeno grupo de empresas está adotando uma estratégia contínua de Total Enterprise Reinvention para cada parte do negócio, com novas tecnologias e formas de trabalhar. 

A estratégia de Total Enterprise Reinvention é alimentada por avanços em tecnologias como IA e computação em nuvem. Atualmente, apenas 8% das empresas entrevistadas podem ser consideradas 'Reinventors', capazes de estabelecer novas fronteiras de desempenho para si, e muitas vezes para todo o setor de atuação. A transformação dessas companhias está centrada em um núcleo digital robusto e em novas formas de trabalho que ajudam a otimizar as operações e a alavancar o crescimento.

 
"Depois da pandemia, os líderes começaram a mudar sistematicamente as regras do jogo e seus setores", afirma Julie Sweet, presidente e CEO da Accenture. "Com o tempo, eles estão transformando cada parte de suas companhias a fim de aprimorar as áreas de finanças e de inovação, além de aumentar a resiliência e a criação ativa de valor para todos os stakeholders".
 
Como parte do levantamento, a Accenture entrevistou mais de 1.500 executivos do C-suite. Desse total, 75% concordaram que uma série de fatores externos — em especial o ritmo das inovações tecnológicas, as oscilações nas preferências do consumidor e as mudanças climáticas — irão acelerar ainda mais seus investimentos na transformação digital.
 
Ao todo, 86% das empresas estão focadas em transformar partes de seus negócios e enxergam isso como um programa finito, não como processo contínuo. A Accenture decidiu chamá-los de 'Transformers'. Os outros seis por cento das empresas são 'Optimizers'. Esse grupo foca em transformações funcionais com escopo e metas limitados. Aqui, a tecnologia não tem papel central no processo de transformação.
 
Os benefícios financeiros são claros, uma vez que os Reinventors afirmam ter resultados superiores aos dos Transformers, com crescimento de receita incremental 10% maior, melhorias de redução de custos 13% superiores e melhorias de balanço 17% maiores. Além disso, entregam 1,3 vezes mais valor financeiro nos primeiros seis meses do que os Transformers — o que mostra que operam a todo vapor. Dois terços dos Reinventors também afirmam que a entrega de suas estratégias de reinvenção está acontecendo em menos tempo quando comparadas às suas transformações do passado, contra menos de um terço dos Transformers.
 
"O Global Disruption Index, uma medida composta que abrange disrupção econômica, social, geopolítica, climática, de consumo e tecnológica, aumentou 200% nos últimos cinco anos", explica Jack Azagury, diretor executivo do grupo Accenture Strategy & Consulting. "O momento ideal para as empresas adotarem uma estratégia de Total Enterprise Reinvention e abraçarem a arte do possível, disponível hoje por meio da tecnologia e novas formas de trabalhar, é agora".
 
Tornando-se um ‘Reinventor’
As empresas que adotam a estratégia Total Enterprise Reinvention têm as seguintes características:
  1. A reinvenção é a estratégia e não uma mera alavanca de execução.
  2. O núcleo digital torna-se a principal fonte de vantagem competitiva. Ele se beneficia de todo o poder da nuvem, dos dados e da IA por meio de um conjunto interoperável de sistemas presentes na empresa como um todo, permitindo o desenvolvimento de novos recursos a toque de caixa.
  3. A reinvenção vai além do benchmark e abraça a arte do possível. A tecnologia e as novas formas de trabalho criaram uma nova fronteira para a performance.
  4. Estratégias de talento e o impacto das pessoas são peças fundamentais para a reinvenção, não algo que pode ser deixado para depois. Para essas empresas, a gestão da mudança é uma competência fundamental.
  5. A reinvenção não conhece limites e elimina silos organizacionais. Além de lidar com os recursos de ponta a ponta.
  6. A reinvenção é contínua. Ela deixou de ser um recurso pontual definido no tempo e passou a ser uma capacidade explorada de forma contínua pela organização.
Sobre o relatório Total Enterprise Reinvention
  • Total Enterprise Reinvention CxO Survey: A Accenture Research conduziu uma pesquisa com 1.516 executivos do C-suite em novembro de 2022. Os entrevistados tiveram que responder sobre a forma como suas empresas abordam a transformação dos negócios e estratégias de reinvenção, bem como programas e fatores de sucesso específicos. A pesquisa foi realizada em dez países: Alemanha, Austrália, Canadá, China, EUA, França, Índia, Itália, Japão e Reino Unido. Os entrevistados representam 19 setores: aeroespacial e defesa; aéreo, viagens e transportes; automotivo; bancos (varejo); mercado de capitais; químico; comunicação, mídia e entretenimento; bens de consumo e serviços; energia; saúde; alta tecnologia; bens e equipamentos Industriais; seguro; recursos naturais; farmacêutica, biotecnologia e ciências da vida; serviços públicos; varejo; software e plataformas; e serviços utilitários.
  • Global Disruption Index: O índice é uma medida composta que abrange disrupção econômica, social, geopolítica, climática, de consumo e tecnológica, e mostra que os níveis de disrupção aumentaram 200% de 2017 a 2022. Entre os anos de 2011 a 2016, o aumento foi de apenas 4%. A Accenture criou uma medida geral de disrupção para avaliar o nível de volatilidade e mudança no ambiente externo de negócios. Esse índice é baseado na média de seis subcomponentes que abrangem as esferas econômica, social, geopolítica, ambiental, de consumo e tecnologia.
O relatório Total Enterprise Reinvention: The strategy that leads to a new performance frontier também está disponível no Accenture Foresight, nosso novo aplicativo que oferece um feed personalizado com os últimos relatórios, estudos de caso, blogs, gráficos de dados interativos, podcasts e muito mais. Baixe o aplicativo em Link.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »