MENU

18/01/2023 às 19h40min - Atualizada em 19/01/2023 às 00h00min

GRAZI: EP “Pretos no Topo” é lançado nas plataformas digitais

Descoberta enquanto trabalhava como auxiliar de serviços gerais, rapper carioca faz sua estreia com trabalho 100% autoral.

SALA DA NOTÍCIA Redação
https://www.instagram.com/grazirap/
Marcelo Wance / Divulgação
Chega nesta sexta-feira, 20/01, em todas as plataformas digitais, o primeiro EP da rapper carioca GRAZI, "Pretos no Topo" (https://onerpm.link/pretosnotopo). O trabalho de estreia vem acompanhado de um curta biográfico que estará disponível no canal da cantora no YouTube (https://www.youtube.com/@grazirap).

O EP conta com quatro composições autorais e tem título homônimo do single de estreia: “Pretos no Topo”, faixa em que a cantora reflete sobre como o sucesso das pessoas pretas incomoda, ao mesmo tempo em que sonha com o próprio sucesso. Em seguida temos “Não faço isso de hoje”, que fala sobre a trajetória de GRAZI na música e sobre como ela foi desacreditada por algumas pessoas. Já a faixa “Lutas e glórias”, revela como a pandemia afetou a cantora, que passou por um episódio de depressão. E “Discriminoria” é a faixa que encerra o EP e que trata da relação conflituosa entre a polícia e as pessoas pretas.


Grazi (Crédito: Marcelo Wance / Divulgação)

DESCOBERTA ENQUANTO FAZIA FAXINA

GRAZI trabalhava há pouco mais de um ano numa creche no Recreio dos Bandeirantes como auxiliar de serviços gerais. Entre uma faxina e outra, compartilhava com os colegas os seus versos e embalava o turno com sua voz suave e marcante, cantando os mais diversos gêneros musicais, mas principalmente o rap – que é a sua paixão. Num destes momentos de descontração no meio do expediente, a diretora da creche passa perto de GRAZI e se surpreende: “Não sabia que você cantava tão bem!”. Acontece que GRAZI nunca tinha tido a oportunidade de mostrar o seu talento para a chefe.

Como uma verdadeira fada madrinha, a diretora da creche entrou em contato com o pai de uma das crianças que, não por acaso, já havia trabalhado com grandes nomes da música. A partir daí um contato levou a outro e GRAZI finalmente teria a chance de mostrar o seu talento para o mundo inteiro ouvir.
Para produzir seu primeiro trabalho, a rapper entrou em contato com o produtor musical Vinícius Rotatori, que já era seu conhecido por conta de amigos em comum. Na primeira vez em que eles se encontraram, há cerca de três anos, ao ouvir a voz de GRAZI, Vinícius Rotatori profetizou: “um dia eu ainda vou produzir um trabalho seu!”. O que era uma promessa de bar, se concretizou! O resultado é o EP “Pretos no Topo”, trabalho de estreia da GRAZI com quatro faixas inéditas e autorais.

“Tudo aconteceu muito rápido. Quando falaram que eu iria para o estúdio gravar as minhas músicas, eu quase não acreditei! Ao mesmo tempo, mesmo surpresa e até meio aérea, eu estava completamente preparada. Era o sonho da minha vida se tornando realidade! Então eu foquei naquilo que melhor iria me apresentar para as pessoas, as letras que estavam mais estruturadas. Junto com meu produtor, trabalhamos um verso ou outro para deixar mais ajustado e gravamos tudo numa noite, praticamente!”, revela GRAZI.
 
Grazi (Crédito: Marcelo Wance / Divulgação)


DIAS DE LUTA
Filha de mãe empregada doméstica e pai pedreiro, Graziele Oliveira Ferreira Mendes, mais conhecida como GRAZI é nascida e criada no Canal, comunidade de Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A relação de GRAZI com a música surgiu na adolescência. Ela já buscava o seu lugar ao sol desde os 16 anos de idade, quando começou a frequentar a Roda Cultural de Vargem Grande, um evento independente realizado por alguns moradores do bairro. Nas rodas, ela inicialmente apresentava as suas poesias realistas – que abordavam temas como racismo, feminismo e a dura realidade da periferia. De tanto frequentar o evento, e prestigiar os amigos nas batalhas de rimas ela um dia resolveu se arriscar e encarar o microfone, que se tornou um companheiro tão especial quanto a caneta. Não demorou muito para GRAZI musicar algumas de suas letras e começar a se apresentar nas Rodas Culturais também como cantora.

Mas a vida não era só lazer. Nunca foi. GRAZI começou a ganhar seu próprio dinheiro aos 12 anos de idade, trabalhando como babá para as vizinhas. A função se dividia com o auxílio à mãe nas tarefas de casa e com a frequência na escola, da qual ela nunca abriu mão. Aos 16 anos, começou a trabalhar como auxiliar de cozinha. O trabalho era pesado e pagava muito pouco, mas era com ele que GRAZI contribuía com as despesas da casa. Em 2020, veio a pandemia e o restaurante em que trabalhava fechou, levando a sua renda ao zero completo. Neste momento de tantas incertezas, foi na arte e na família que GRAZI encontrou forças para não desistir. “Tinha dias em que eu olhava ao redor e não entendia como a situação poderia melhorar, parecia que nada tinha mais jeito. As pessoas morrendo, a violência aumentando, na comunidade muita gente ficou desempregada, entregue ao vício. Eu só não perdia as esperanças pois lembrava sempre dos ensinamentos da minha mãe e da minha avó, que me fizeram uma pessoa de muita fé. Nos momentos de mais tristeza eu colocava mesmo o joelho no chão e orava. Em seguida eu ‘canetava’ o que tava sentindo... Era a minha válvula de escape.”, relembra GRAZI.

Quando os estabelecimentos voltaram a abrir, GRAZI conseguiu um novo emprego, ainda como auxiliar de cozinha, num asilo. Algum tempo depois, por indicação da irmã, ela conseguiu o trabalho de auxiliar de serviços gerais na creche no Recreio dos Bandeirantes, onde teve o seu talento descoberto alguns meses depois.

VIDA NOVA
Após a intervenção de sua fada madrinha, GRAZI foi apresentada a um empresário do ramo interessado em agenciar a sua carreira. O primeiro passo foi criar um planejamento para o lançamento das suas canções de estreia e mandar a moça direto para o estúdio. E a partir daí a vida de GRAZI nunca mais seria a mesma! Em menos de uma semana, a jovem passou pela consultoria de um stylist e personal shopper para renovar o guarda-roupa. Já com os looks novos, partiu para o seu primeiro ensaio fotográfico. Além da imagem, GRAZI tratou de cuidar da voz passando pela avaliação de uma fonoaudióloga e também pelo crivo de outros profissionais da música, que apostam no sucesso da cantora.

O resultado de tanto esforço e dedicação é o EP “Pretos no Topo”, que chegou nesta sexta-feira, 20 de janeiro, a todas as plataformas digitais. Junto com o EP, GRAZI lançou ainda um curta biográfico em seu canal no Youtube revelando detalhes sobre sua vida pessoal e os bastidores dessa nova fase completamente dedicada à música.

Grazi (Crédito: Marcelo Wance / Divulgação)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »