MENU

18/01/2023 às 20h09min - Atualizada em 18/01/2023 às 20h09min

Nomeado pelo Papa Francisco, bispo tocantinense é empossado na Diocese de Porto Nacional

Dom José Moreira é tocantinense de Ponte Alta do Tocantins

Da Assessoria
Dom José Moreira é o sexto bispo diocesano de Porto Nacional, criada em 1915 - Foto: Governo do Tocantins / Esequias Araujo
 
Dom José Moreira da Silva é o novo bispo da Diocese de Porto Nacional. A Missa Solene que marcou a Posse Canônica do bispo aconteceu na noite dessa terça-feira (17) na Catedral Nossa Senhora das Mercês.

A solenidade foi prestigiada pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e pelo vice-governador Laurez Moreira, além de bispos, padres, diáconos e religiosos de toda a região do Estado e de Minas Gerais.

Dom José Moreira é o sexto bispo diocesano de Porto Nacional, criada em 1915, e foi nomeado pelo Papa Francisco em 14 de dezembro do ano passado, depois da renúncia de Dom Romualdo Matias Kujawski.

Dom José Moreira é tocantinense de Ponte Alta do Tocantins, cursou Teologia e Filosofia no Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora - MG, mas sua diocese de origem é Porto Nacional, onde desenvolveu seus trabalhos pastorais na condição de presbítero. Já a sua ordenação presbiteral foi em 17 de janeiro de 1982.

Dom José foi nomeado bispo de Januária em 12 de novembro de 2008, pelo então Papa Bento XVI. Sua ordenação episcopal foi em 17 de janeiro de 2009 na Catedral de Porto Nacional, tendo como bispo ordenante o então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.

Após receber o Báculo, símbolo do serviço pastoral, e a Cátedra, o novo bispo Dom José Moreira foi saudado pelas autoridades civis em sinal de acolhida e respeito.

Já na condição de empossado, Dom José fez um breve relato do seu começo como religioso em Ponte Alta e Porto Nacional, onde frequentou o seminário e agora retorna na condição de bispo diocesano. Ressaltou que a sua casa estará aberta sempre para acolher os fiéis, como sempre recomenda o Papa Francisco. “Estamos à disposição dos padres e dos fiéis 24 horas, como preconiza o Papa Francisco”, pontuou o bispo.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou que o retorno de Dom José Moreira como bispo diocesano de Porto Nacional alegra a comunidade católica do Tocantins. “É a Diocese mais tradicional do nosso Estado e estou feliz em recebê-lo e participar da missa solene de posse juntamente com a comunidade tocantinense e mineira, de onde ele está vindo, para dar andamento ao trabalho de evangelização da Igreja Católica”, destacou o Governador.

O vice-governador Laurez Moreira também destacou a satisfação pelo retorno do religioso e as perspectivas de fortalecimento do catolicismo. “Muita alegria em ver um tocantinense retornar às origens na condição de bispo. Isso nos dá a certeza de que o nosso Estado tem um sentimento religioso muito forte e que será fortalecido com o bispo Dom José Moreira”, ressaltou, reforçando a condição de Porto Nacional como um centro irradiador do catolicismo no Tocantins.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »