MENU

17/01/2023 às 19h52min - Atualizada em 18/01/2023 às 00h00min

Comunidade Nova Jerusalém recebe oficinas, show e sarau para diversão das crianças

Atividades organizadas pelo Museu do Inusitado e coletivo Sonzando contarão com oficinas de instrumentos musicais, roda de coco, sarau e muito mais

SALA DA NOTÍCIA Mariana Mascarenhas
Acervo: Museu do Inusitado
Nos dias 21 e 22 de janeiro, as crianças da Comunidade Nova Jerusalém, situada no Capão Redondo, Jardim Lídia, em São Paulo, viverão momentos divertidos marcados por um aprendizado lúdico e prazeroso. Trata-se de uma programação especial de atividades desenvolvidas pelo Sonzando, coletivo formado por educadores, músicos e artistas, que têm como objetivo principal compartilhar os fundamentos das brincadeiras, canções e danças da nossa cultura, despertando a consciência ambiental e social dos pequenos. As ações acontecem em parceria com o Museu do Inusitado, espaço criado entre as regiões do Capão Redondo e Jardim São Luís, e que funciona como ponto de encontros e articulações de diversos coletivos e movimentos culturais.
 
Oficinas de instrumentos musicais, jogos e brincadeiras e cultura tradicional marcarão o primeiro dia da programação, a partir das 10h, na Comunidade. “Nosso coletivo tem a missão de propor atividades diferenciadas voltadas para a reciclagem e o reuso, ressignificando resíduos do cotidiano. Para isso, propomos a construção de objetos sonoros a partir de conduítes, canos, luvas, bexigas, garrafas pets, entre outros itens”, afirma o músico-educador Luís Vitor Maia, criador do Sonzando e do Museu do Inusitado.
 
Assim, no dia 21, os pequenos terão a oportunidade de vivenciar uma experiência lúdica e interativa, que utiliza do brincar e da musicalidade para despertar o respeito ao meio ambiente. De acordo com a artista e educadora social Letícia Oliveira, brincante do Sonzando, trata-se de um momento único para as crianças explorarem os materiais e descobrirem como eles podem se transformar em novos instrumentos, formando uma paisagem sonora inusitada. “Nós indicaremos os caminhos, mas eles serão os protagonistas das próprias descobertas”, afirma.
 
Atuando há seis anos no coletivo, Letícia conta que sua paixão pela Arte e Educação veio justamente dos trabalhos realizados no grupo. “Ambas as áreas estão totalmente interligadas, de modo que uma transforma a outra.” Ao começar a atuar como educadora social, a brincante relata que passou a conhecer melhor a região do Capão Redondo, onde mora. Assim, ela teve a oportunidade de proporcionar, junto ao coletivo, experiências diferenciadas para seus moradores, como a que ocorrerá entre os dias 21 e 22 de janeiro, quando as crianças poderão experimentar várias linguagens artísticas simultaneamente.
 
Já no dia 22, a partir das 12h, o coletivo envolverá as crianças da Comunidade em uma grande Roda de Coco, a partir de um show promovido pelo Sonzando, que resgatará essa manifestação cultural brasileira, oriunda do Nordeste. “Os pequenos terão a oportunidade de vivenciar a cultura tradicional, a partir do nosso trabalho, fruto de muita pesquisa, estudo e busca de referências para proporcionar algo de qualidade a eles”, celebra Letícia. 
 
No mesmo dia (22/01), a partir das 15h, as crianças poderão participar de um Sarau Infantil do Museu do Inusitado na Casa de Cultura M’Boi Mirim. “Com este Sarau, que promove um encontro de vivências na comunidade periférica, o Museu encerra com chave de ouro uma série de atividades produzidas pela instituição, contempladas pelo ProAC (Programa Nacional de Apoio à Cultura) 40/2021”, declara o fundador do Museu.  
 
Segundo Luís Vitor, a parceria com a instituição ocorre pelo fato do Sonzando ainda não possuir nenhum patrocínio fixo nem privado, dependendo, assim, da contribuição de coletivos e de parcerias para promover eventos de encontros musicais. “O Sonzando também conta com a contribuição do Fábricas de Cultura, do Jardim São Luís, na figura de Diego Ferreira, nosso parceiro antigo que vem nos apoiando nas ações do coletivo”, completa o músico-educador.
 
Na oportunidade, os pequenos participantes também contarão com alimentação, promovida pelo Museu do Inusitado. “É preciso lembrar que a alimentação faz parte da nossa memória, nos momentos de festa, de confraternização, dos almoços em família.  E a oficina Sonzando une a atenção, o cuidado dispensado pelos oficineiros Luís Vitor, Letícia Oliveira, Ingrid Senna, João Aquino e Miguel Jesus, com uma ‘roda’ de momentos proporcionados pela construção de seu próprio instrumento. Assim, por que não selar esta boa lembrança com um alimento da infância? Será um dia de boas memórias para as crianças”, afirma a terapeuta nutricional e educadora em saúde Edmara Roque.    
 
Para Luís Vitor, é preciso ocupar espaços marcados pela vulnerabilidade social, a fim de promover mudanças por meio da arte, da cultura e da educação. Pelos exemplos de possibilidades para as crianças e pessoas em geral, as políticas públicas e privadas devem olhar para o futuro e entender que conhecimento, cultura e pesquisa são investimentos e não gastos. “Queremos transformar o mundo partindo de nós mesmos e das trocas com amigos parceiros e o entorno”, conclui.
 
Serviço:
 
Oficina do Sonzando: construção de instrumentos musicais, jogos e brincadeiras
 
Data: 21/01
 
Horário: às 10h
 
Local: Rua Alfred Messel, 52, Jardim Lídia, São Paulo (Comunidade Nova Jerusalém)
 
Show Roda de Coco com o Sonzando
 
Data: 22/ 01
 
Horário: às 12h
 
Local: Rua Alfred Messel, 52, Jardim Lídia, São Paulo (Comunidade Nova Jerusalém)
 
Sarau Infantil com o Museu do Inusitado
 
Data: 22/01
 
Horário: às 15h
 
Local: Casa de Cultura M’boi Mirim: Av. Inácio Dias da Silva, s/nº, Piraporinha, São Paulo
 
Todas as atividades são gratuitas. O grupo está aceitando doações para a compra de alimentos básicos que serão oferecidos na Oficina. Para contribuir, basta fazer um PIX para [email protected]
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »