MENU

17/01/2023 às 18h17min - Atualizada em 17/01/2023 às 18h17min

Workshop de Panificação e Confeitaria marca encerramento de curso no SENAI

Cerca de 40 alunas conseguiram certificado e seguem com boas expectativas para o mercado de trabalho, que abrirá mais de 100 novos postos em Imperatriz.

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação/Sistema FIEMA
Do laboratório de alimentos e bebidas para a degustação. Alunos do curso de padeiro e confeiteiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), entidade do Sistema FIEMA, encerraram o curso com apresentação de receitas aprendidas durante as aulas. O Workshop de Panificação e Confeitaria marcou o encerramento das turmas do Caravana Pra Elas, programa do Governo Federal com foco na inserção de mulheres no mercado de trabalho.  

Cerca de 40 alunas conseguiram certificado e seguem com boas expectativas no mercado de trabalho. É o caso da Cláudia Maria, recém-formada em enfermagem, que viu na ação uma boa oportunidade de reinserção no mercado de trabalho. “O mercado é bem exigente com relação a mulheres casadas, com filhos e idade a partir dos 40. Portanto, essa oportunidade abre um leque de opções para trabalharmos por conta, em padarias ou lanchonetes”, conta entusiasmada.  

Eurisvania Sousa também conta que a iniciativa trouxe esperança de recolocação no mercado. “Temos boas expectativas, sobretudo porque uma empresa nova, que deve inaugurar ainda este ano em Imperatriz, já sinalizou interesse em boa parte dos alunos”.  

Bolos decorados, focaccia, fatias húngaras, taça da felicidade, pão australiano, pão trançado foram produzidos pelas alunas e puderam ser degustadas pelo público. O diretor da FIEMA, Clynewton Dias, esteve representando o sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Imperatriz (Sinpancimp), e destacou a qualidade dos produtos apresentados. “Uma variedade muito boa e com excelente qualidade. O SENAI está de parabéns em formar alunos com técnica e preparados para o mercado de trabalho”.  

A ação foi finalizada com momento de apresentação dos produtos nos quais os alunos compartilharam passos da receita, como foi feita, qual tipo de massa e dicas de preparo. O gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches, reforçou o compromisso da entidade na região. “É prazeroso contribuir com a mudança de vida das pessoas. O SENAI contribui para mudar a vida dessas mulheres e com o mercado local que tem à disposição profissionais qualificados e preparados para as oportunidades”.  

MERCADO EM EXPANSÃO- Estudos recentes afirmam que são poucos os segmentos da economia brasileira que crescem tanto quanto o da panificação. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2021 o mercado de panificação e confeitaria faturou R$105,85 bilhões, um crescimento de 15,3% em relação a 2020. 

Em Imperatriz, o setor também se encontra em expansão. Ainda no primeiro semestre deste ano será inaugurado a Empório Fribal Gourmet. Especializada em cortes grill, cervejas e bebidas variadas, confeitaria, conveniência, frios, hortifruti, lanchonete, padaria e congelados, entre outros, a operação estima ofertar mais de 100 novos postos de trabalho.    A gerente de Recursos Humanos da Fribal, Sandra Farias, reforçou a importância da qualificação. “É importante essa busca por conhecimento, com certeza daqui serão absorvidos alunos que contribuirão com a nossa operação”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »