MENU

12/01/2023 às 16h24min - Atualizada em 14/01/2023 às 00h00min

SD-WAN: Viaje pelas nuvens com mais velocidade, segurança e produtividade

As redes de longas distâncias (WAN, Wide Area Network), até então, acostumadas a lidar com um certo fluxo de dados, já não dão conta da demanda do atual tráfego de informações, que cresceu significativamente nos últimos anos

SALA DA NOTÍCIA Alexandre Finelli
O mundo mudou. A digitalização revolucionou a forma como as empresas operam, proporcionou novas experiências para os colaboradores e impôs um novo ritmo aos modelos de negócios, em que a conectividade se tornou uma peça-chave para ter mais resiliência e velocidade para tomada de decisões. Consequentemente, as redes de longas distâncias (WAN, Wide Area Network), até então, acostumadas a lidar com um certo fluxo de dados, já não dão conta da demanda do atual tráfego de informações, que cresceu significativamente nos últimos anos devido ao uso de novos dispositivos conectados à rede e novas aplicações, virtualizadas ou segmentadas em containers, distribuídas em vários tipos de ambientes (datacenters próprios, colocations, nuvens públicas) ou disponibilizadas via SaaS.

Tal mudança gera um ambiente complexo proveniente dos muitos sites e meios de comunicação distintos, entre eles, Internet, MPLS, 3G/4G, entre outros. É nesse contexto que a tecnologia de SD-WAN traz tantas vantagens e se faz tão necessária para os negócios de hoje e do futuro.

A primeira dela é justamente a organização do tráfego de dados, encontrando, para cada aplicação, os caminhos mais rápidos e confiáveis para transmitir todas essas informações, independentemente do volume. Como diz a própria sigla (SD, Software Defined), é possível definir como se dará esse tráfego por meio de um software e gerenciar as aplicações, dispositivos e redes de maneira totalmente automatizada. É como se o programa escolhesse a melhor rota para cada uma das aplicações utilizadas com maior performance e de maneira segura.

A segurança, aliás, é outra característica dessa tecnologia. A SD-WAN permite estabelecer políticas de segurança para distribuir regras específicas de uso em toda a companhia. Dessa forma, qualquer movimentação suspeita, que represente alguma ameaça, a atividade é identificada e bloqueada imediatamente. Além disso, os dados são criptografados de ponta a ponta, garantindo uma proteção extra.

Resiliência e performance são uns dos pontos essenciais dessa tecnologia, que ajudam as empresas a ter mais agilidade nos negócios por meio da qualidade e velocidade das suas conexões, ajudando nas tomadas de decisões em tempo real, na comunicação entre as diversas filiais e unidades de negócios e permitindo um melhor time to market. Essa característica também auxilia na redução de custos, já que ela aproveita melhor a infraestrutura existente e dispensa investimentos extras para melhorar a experiência dos usuários.

São muitos os benefícios da SD-WAN para os negócios e o seu uso só tende a crescer ainda mais conforme as operações vão sendo digitalizadas e mais aplicações vão dependendo das nuvens. Ter um ambiente mais produtivo e que fornece insights em tempo real é um diferencial competitivo que nenhuma empresa pode abrir mão nos dias de hoje. Para isso, conte com um parceiro de negócio experiente e com conhecimento para desenvolver o melhor conjunto de soluções para a sua rede. Esse trabalho é como a construção de um avião em que cada peça é fundamental para alçar voo e viajar com mais segurança entre as nuvens.

*Fernando Espudaro é Sr Solution Architect da NTT Ltd.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »