MENU

12/01/2023 às 18h29min - Atualizada em 12/01/2023 às 18h29min

PM do Tocantins monitora aeroporto, ponte e distribuidoras de combustíveis para reprimir atos violentos

Determinação do STF é que as forças de segurança não permitam a ocupação ou bloqueio de vias e espaços públicos

Da Redação
AF Notícias
Polícia Militar reforçou segurança em pontos estratégicos do Estado - Foto: Governo do Tocantins / Ademir dos Anjos
 
Em cumprimento a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto à coibição de novas manifestações antidemocráticas, as Forças de Segurança do Tocantins estão monitorando pontos que poderiam ser utilizados como concentração e não detectou nenhum foco.

A determinação do STF é que as forças de segurança locais não permitam a ocupação ou bloqueio de vias e espaços públicos. O STF determinou, ainda, que sejam realizadas prisões em flagrante, caso esses tipos de atos venham a ocorrer e a aplicação de multas, que vão de R$ 20 mil a R$ 100 mil, para os que descumprirem a ordem judicial.

 

Medidas já adotadas

Na segunda-feira (09), a Polícia Militar, a Polícia Federal e o Exército Brasileiro desmontaram o acampamento de manifestantes que estavam na área do Quartel General (QG) do Exército, único ponto de manifestação remanescente após as Eleições de 2022. Não houve resistência nem intercorrências durante a ação.

Além disso, o governador Wanderlei Barbosa esteve em Brasília (DF) na segunda-feira (09) para participar de uma reunião de emergência entre os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e para definir ações de combate, prevenção e investigação dos atos violentos ocorridos no último domingo (08) na capital federal.

O governador Wanderlei Barbosa colocou um pelotão de choque de 30 homens da Polícia Militar e outros cinco da inteligência da Polícia Civil à disposição da segurança pública do Distrito Federal para envio imediato, assim como todos os demais estados brasileiros, que vão disponibilizar entre 30 e 70 homens cada.

Wanderlei Barbosa também determinou o reforço da Polícia Militar em pontos chave, como o aeroporto de Palmas, a ponte Palmas-Luzimangues e as distribuidoras de combustíveis, que já estão com policiamento ostensivo e de inteligência aumentados.

Outra medida é quanto à investigação da possível participação de servidores públicos estaduais nos atos violentos para apurar responsabilidades e adotar as providências cabíveis.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »