MENU

12/01/2023 às 18h27min - Atualizada em 12/01/2023 às 18h27min

Justiça obriga prefeita de Gurupi a garantir recursos para implantar sistema de coleta seletiva

Previsão deverá constar no orçamento municipal do próximo ano

Da Redação
AF Notícias
Josi Nunes, prefeita de Gurupi - Foto: Divulgação
 
O Município de Gurupi deverá incluir, no orçamento do próximo ano, recursos necessários para garantir a implementação de pontos para Coleta Seletiva Permanente de Resíduos Eletrônicos e Tecnológicos. A prefeita do município é Josi Nunes.

A decisão da Justiça atende a uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Tocantins (MP-TO), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Gurupi.

Conforme a determinação, a destinação dos valores deve ser específica para a implementação das metas e ações estabelecidas no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e na Lei n. 1.955/2011, que trata da implantação dos pontos de coleta.

Na ação, a promotora de Justiça Maria Juliana Naves Dias do Carmo destacou que a Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece como pré-requisito que os municípios com mais de 20 mil habitantes implantem efetivamente o sistema gestão integrada de resíduos sólidos para poderem ter acesso a recursos da União, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Gurupi é a terceira maior cidade do Tocantins e possui quase 100 mil habitantes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »