MENU

11/01/2023 às 15h39min - Atualizada em 12/01/2023 às 00h01min

Equinos: diarreia e cólica podem ser sinal de saúde intestinal desregulada

Equinos: diarreia e cólica podem ser sinal de saúde intestinal desregulada

Isadora Fabris
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA
A microbiota intestinal, conjunto de microrganismos que habitam esse importante órgão, é muito rica. Apesar disso, destrui-la é fácil. As situações de estresse podem levar a desequilíbrios da microbiota, com maior proliferação de bactérias patogênicas e diminuição de bactérias benéficas - quadro conhecido como disbiose, intervindo diretamente na conversão alimentar e higidez dos animais.

"Cavalos estabulados, que praticam aerofagia ou possuem outros comportamentos estereotipados são os mais suscetíveis a problemas gastrointestinais. Além disso, há evidências de que o cortisol – o hormônio do estresse – pode alterar a diversidade da microbiota intestinal e, assim, aumentar a colonização de patógenos. Mudanças repentinas na dieta e uso de antibióticos também têm relação com as disbioses", explica o médico-veterinário Ricardo Moraes, gerente de marketing de equinos da Vetnil, uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil.

De acordo com Moraes, os animais com a saúde intestinal desregulada podem ter pior conversão alimentar, resposta imunológica inadequada e quadros relacionados a disfunções de motilidade intestinal, como diarreias e cólicas. "Isso significa o comprometimento das funções espontâneas realizadas pelos microrganismos intestinais benéficos. Para combater essas dificuldades, o criador, com orientação de um médico-veterinário, pode oferecer probióticos em quantidades adequadas, proporcionando benefícios à saúde do hospedeiro, por meio da promoção do equilíbrio da microbiota."

Os probióticos, que são microrganismos capazes de melhorar a saúde intestinal, se destacam cada vez mais como uma solução para os cavalos. "Sua utilização tem sido associada ao bom funcionamento do trato gastrointestinal dos animais, minimizando a incidência de doenças e de impacto negativo no desempenho das atividades rotineiras, como as esportivas, além de beneficiar o sistema imunológico e a saúde digestiva", adiciona o gerente de marketing. Um dos produtos disponíveis no mercado para contribuir para a saúde intestinal dos equinos é o Probiótico®, da Vetnil.

Competidora de três tambores e parceira da Vetnil, a médica-veterinária Fernanda Kronka explica que os probióticos representam uma base para qualquer tratamento dos animais, seja em termos de suplementação ou de uso de medicamentos. "Esse recurso tem a função de regular a microbiota intestinal e mantê-la em perfeito estado para a absorção de nutrientes pelo cavalo. Costumo usar nas fêmeas em final da gestação, para que os potros nasçam saudáveis, e em cavalos com idades mais avançadas, potros em início de doma e cavalos atletas que estão iniciando treino mais pesado", relata. "Os resultados são muito positivos".

Sobre a Vetnil
A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e também em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2020 recebeu o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Brasil no ranking Indústria.

Para mais informações, acesse o site vetnil.com.br e siga o perfil no Instagram @vetnilequinosoficial.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »