MENU

11/01/2023 às 18h54min - Atualizada em 11/01/2023 às 18h54min

Parcerias do SENAI-MA com prefeituras oferta cursos gratuitos e sob demanda

As oportunidades de capacitação visam à inserção da população no mercado de trabalho local

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Curso do SENAI em parceria com a Prefeitura de São José de Ribamar - Foto: Fernando Bogéa
 
São Luís- O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Maranhão possui mais de 30 convênios ativos com 19 prefeituras. O objetivo é ofertar cursos gratuitos à população com base na demanda de cada cidade ou região e que ajudem na inserção dessas pessoas no mercado de trabalho local. No ano passado, foram formadas 65 turmas no estado, o que totalizou mais de 1.200 matrículas. Uma outra forma de contribuir com a empregabilidade é a plataforma Contrate-me, que em 2022 realizou quase 6 mil cadastros no Maranhão.  

Em convênio com a Prefeitura de Balsas, por exemplo, estão disponíveis vagas para os cursos de Soldador, com 100h; Pedreiro de Alvenaria, com 180h, e de Operador de Computador, com 160h. As inscrições podem ser feitas até a data de início do curso. Depois disso, os candidatos entram para um cadastro de reserva. Em São Luís há duas turmas do curso de Costureiro Industrial de Vestuário em andamento na parceria com a prefeitura de São José de Ribamar. Outros cursos serão lançados para início em fevereiro e março.  

No ano passado, outras prefeituras maranhenses tiveram cursos em convênio com o SENAI. Entre elas as dos municípios de Rosário, São Domingos do Azeitão e São João Batista. Foram ofertados cursos gratuitos em áreas como TI-Software, TI-Hardware, Vestuário, Gestão, Construção Civil, Energia Eólica, Automotiva, Logística, Refrigeração e Climatização, entre outras.  

A coordenadora de Educação Profissional, Tecnológica e Inovação do SENAI-MA, Luciene Marzano, explicou que na maioria das vezes os convênios firmados com as prefeituras atendem as demandas que os municípios têm de formação profissional. “O foco é na empregabilidade das pessoas. São cursos de qualificação que atendem a alguma necessidade de mão de obra na cidade, no setor industrial ou em qualquer outro que seja identificado”, frisou Luciene. 

 Para promover a empregabilidade, o SENAI Nacional dispõe ainda da plataforma CONTRATE-ME. Alunos e ex-alunos do SENAI podem se inscrever gratuitamente. A ferramenta utiliza inteligência artificial com o objetivo de dar às empresas industriais maior assertividade na seleção dos candidatos que tenham maior aderência às vagas de emprego divulgadas. Em 2022, foram realizados na plataforma 5.900 cadastros de candidatos pelo SENAI-MA. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »