MENU

10/01/2023 às 18h11min - Atualizada em 10/01/2023 às 18h11min

“14 milhões de pessoas perderam todos os dentes”, revela IBGE

Com valores acessíveis, SESI-MA oferta atendimentos odontológicos em São Luís, Imperatriz, Caxias e Açailândia

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
São Luís - Dados do IBGE de 2019 mostram que 34 milhões de brasileiros com mais de 18 anos perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões de pessoas perderam todos os dentes. A pesquisa aponta ainda que menos da metade dos brasileiros consultou um dentista nos 12 meses anteriores ao levantamento. Além disso, apenas 12,9% dos brasileiros têm plano odontológico. Segundo o Instituto do Coração (InCor), 45% das doenças cardíacas e 36% das mortes por problemas cardíacos estão relacionadas a infecções bucais não tratadas. 

“A saúde bucal é extremamente importante pois se deixada de lado, fungos e bactérias podem proliferar e acabar por atingir outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias. Para garantir um sorriso bonito e saudável é necessário o uso do fio dental, escova e creme dental com flúor, e claro, manter uma rotina de visita ao dentista”, pontua a odontóloga do SESI São Luís, Larissa dos Santos. 

O SESI conta com consultórios de atendimento odontológico nas cidades de São Luís, Caxias, Imperatriz e Açailândia. A finalidade é promover a saúde física e bucal do trabalhador da indústria e seus dependentes. O SESI atende também a comunidade em geral. São mais de 100 atendimentos diários somente na capital.  

Com consultórios modernos e biosseguros, os profissionais são qualificados e prestam serviços de clínica básica, odontopediatria, ortodontia e ortopedia dos maxilares, periodontia (gengiva), prótese, cirurgião buco maxilo (terceiro molar), endodontia (canal), implante, harmonização facial, tratamento de dor na face, dor de cabeça, zumbido (DTM), clareamento dental e radiografia periapical. 

O SESI promove a saúde bucal do trabalhador e de seus dependentes, com atendimento em nossas Unidades Móveis instaladas nas dependências das empresas, onde são realizados diversos procedimentos odontológicos, proporcionando mais comodidade, acessibilidade, evitando afastamentos desnecessários aos trabalhadores. 

O cuidado com a saúde bucal acontece também no SESI Itinerante, projeto social que abrange a saúde como um todo da população. Por meio das unidades móveis de odontologia, os atendimentos gratuitos chegam às comunidades mais afastadas que recebem ainda atendimentos de medicina, nutrição, oftalmologia, entre outros.  

Nas metas de ano novo muitos colocam em suas listas fazer academia, se alimentar melhor, emagrecer, visando a melhora da saúde física. Nada melhor do que incluir a saúde bucal nessas metas, afinal, cuidar do sorriso não é para ser deixado em último plano. É importante prevenir para não acarretar problemas mais graves.  

A administradora Anajara Sousa conta que esse é um hábito praticado pela família sempre que inicia o ano. “Sempre damos essa atenção especial à saúde da boca, afinal a saúde começa pelos dentes. Então, sempre marcamos para fazer a avaliação bucal e não deixamos de levar as crianças”, revela.  

Planejar as visitas ao dentista é uma forma de não entrar nas estatísticas do IBGE sobre perda de dentes da população adulta.  

SERVIÇOS: 
SESI Clínica São Luís 

Endereço: Avenida Guaxenduba, s/nº, Coréia de Baixo
Telefone(s): (98) 3031-0104 (98) 99100-3148
Atendimento: segunda a sexta - 8h às 12h e 14h às 17:30h • Sábado - 8h às 12h 

Centro de Atendimento ao Trabalhador Imperatriz
Endereço: Rua Monte Castelo, S/N°, 2° andar.
Telefone (98) 99223-4849
Atendimento: segunda a sexta - 8h às 12h e 14h às 18h  

Centro de Atendimento ao Trabalhador Açailândia
Endereço: R. Alzino Pereira de Oliveira, s/n - Vila Bom Jardim
Telefone (98) 99111-9744
Atendimento: segunda a sexta - 8h às 12h e 14h às 18h  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »