MENU

20/11/2020 às 00h00min - Atualizada em 20/11/2020 às 00h00min

​TRE-TO desmente boato sobre anulação das eleições e candidatos podem recontar votos

Mensagens compartilhadas nas redes sociais vinculam a imagem de algum site de notícias.

- TO
Com Informações do TRE-TO
Foto: Fachada do TRE-TO / Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral no Tocantins (TRE-TO) afirmou nesta quarta-feira (18) que são falsas as mensagens que circulam nas redes sociais sobre eleições anuladas em diversos municípios do Estado.

As mensagens são compartilhadas principalmente através de grupos do WhatsApp e vinculam a imagem de algum site de notícias conhecido como forma assegurar que são verdadeiras.

Para a Justiça Eleitoral do Tocantins, o resultado das urnas reflete a vontade do eleitor, que deve ser respeitada.

“Reafirmamos que não houve falha no sistema de totalização dos votos e que o resultado divulgado pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral] corresponde à soma dos boletins de urna disponibilizados aos fiscais dos partidos políticos no dia da eleição, podendo ser facilmente conferido por eles”, afirma o TRE.

Os boletins
Os boletins de urna permitem consultar os resultados de cada urna em qualquer parte do país. Para efetuar a pesquisa, basta preencher os campos da unidade da Federação, município, zona e seção através deste link.

A publicação atende à Resolução TSE nº 23.611/2020, artigo 206, que dispõe sobre os atos gerais para as Eleições 2020.

O artigo determina que a publicação dos boletins de urna deve ocorrer três dias após o encerramento da totalização em cada unidade da Federação.

Os boletins contêm os seguintes dados: total de votos recebidos por cada candidato, partido político, votos brancos, votos nulos, número da seção, identificação da urna e a quantidade de eleitores que votaram na respectiva seção eleitoral.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »