MENU

09/01/2023 às 21h58min - Atualizada em 09/01/2023 às 21h58min

Governador do Tocantins condena ‘cenas lamentáveis’ em Brasília, defende a democracia e disponibiliza tropas

Governador Wanderlei Barbosa colocou o Estado à disposição para enviar tropas ao DF

Da Assessoria
Foto: Divulgação
 
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), condenou com veemência os atos de vandalismo e terrorismo praticados neste domingo (8). Milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e destruíram as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota, o governador Wanderlei Barbosa foi categórico ao afirmar que “a democracia se faz respeitando as opiniões divergentes e o contraditório”. Para ele, as cenas lamentáveis vistas em Brasília “não representam os ideais do nosso Povo.”

O Governo do Tocantins se juntou aos demais Estados Brasileiros na defesa da Democracia e também se colocou à disposição para colaborar no reestabelecimento e manutenção da ordem pública.

 

Governo vai investigar participação de
servidores em atos violentos em Brasília

O secretário-chefe da Casa Civil do Tocantins, Deocleciano Gomes, afirmou que o Governo vai investigar a possível participação de servidores públicos estaduais nos atos violentos para apurar responsabilidades e providências.

“Os servidores estaduais que eventualmente tiverem participado das ações desse domingo em Brasília terão sua conduta avaliada e serão punidos na extensão da sua responsabilidade, além de responderem criminalmente pelos seus atos. Evidentemente que caso seja localizado algum servidor nesta situação, o mesmo terá direito à ampla defesa e ao contraditório”, afirmou o secretário Deocleciano.

 

Governador mandou reforçar a segurança
em pontos estratégicos do Estado

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, viajou a Brasília (DF) nesta segunda-feira (9) para participar de uma reunião de emergência entre os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para definir ações de combate, prevenção e investigação dos atos violentos ocorridos nesse domingo (8).

Wanderlei Barbosa também colocou um pelotão de choque de 30 homens da Polícia Militar e outros cinco da inteligência da Polícia Civil à disposição da segurança pública do Distrito Federal para envio imediato, assim como todos os demais estados brasileiros, que vão disponibilizar entre 30 e 70 homens, cada.

“O Tocantins está pronto, para junto com os demais estados da federação, contribuir com a manutenção da lei e da ordem no Distrito Federal depois das cenas lamentáveis que assistimos nesse domingo”.

O governador determinou ainda o reforço da Polícia Militar em pontos estratégicos como o Aeroporto de Palmas, a ponte Palmas-Luzimangues e as distribuidoras de combustíveis, que já estão com policiamento ostensivo e de inteligência aumentados.

“Não vamos permitir que os equipamentos públicos e privados do Tocantins sejam depredados. Por isso, visando dar tranquilidade e segurança a todos os tocantinenses, determinei providências preventivas às nossas forças de segurança”.

Segundo o comandante da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Barbosa, que estará com o governador em Brasília para a reunião, todo o efetivo de Polícia Militar está de prontidão para garantir a segurança da população tocantinense, bem como a manutenção do direito de ir e vir e o abastecimento nos postos de combustíveis.

“Nossos homens e mulheres estão agindo preventivamente para debelar imediatamente qualquer foco de manifestação de forma como o que ocorreu ontem em Brasília, caso venham a surgir”, afirmou o comandante.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »