MENU

07/01/2023 às 19h23min - Atualizada em 07/01/2023 às 19h23min

Ações de segurança nas praias da Grande São Luís são intensificadas em períodos de férias e seguem o ano todo

Ascom/SSP-MA
Foto: Divulgação Ascom/SSP-MA

  
As praias da Grande São Luís, mais especificamente os frequentadores e banhistas, ganharam um reforço na segurança: equipes do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar) atuando, de forma preventiva, contra acidentes e afogamentos. O grupamento ainda realiza ações de abordagens e de resgates. Os trabalhos são intensificados nos períodos de férias e feriados, devido ao alto número de frequentadores nas praias, mas as ações seguem o ano todo.

Como parte da operação Praia Segura, as ações focam em conscientizar as pessoas sobre os riscos de acidentes na orla, caso não sejam tomados os devidos cuidados. A iniciativa busca, ainda, evitar o tráfego ilegal de veículos à beira-mar, e também corroborar para uma maior segurança dos banhistas dentro d’água.

“É um trabalho que faz parte da rotina da equipe e reforçamos nos períodos de férias, quando há um maior número de banhistas. O objetivo é garantir segurança e tranquilidade nas praias”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto de Araújo.

Entre outras ações realizadas pelo grupamento estão, por exemplo, medidas preventivas como o monitoramento de área; ações de salvamento e educativas em quadriciclos; monitoramento a pé, em rondas, a realização de patrulhamento, dentre outras.

Multiplicadores

Os bombeiros que atuam na operação Praia Segura contam com a ajuda dos proprietários de bares e restaurantes, que acabam sendo multiplicadores das ações e repassam aos clientes os esclarecimentos sobre cuidados que eles devem seguir.

Os casos mais comuns neste período são queimadura de caravelas, crianças perdidas, perigos por conta das chuvas e consumo de álcool. A Operação Praia Segura cobre a orla de São Luís (Olho d’Água, do Meio, Litorânea, São Marcos, Ponta d’Areia) e São José de Ribamar (Praia do Araçagy, Banho e Panaquatira).

Aplicativo

O aplicativo Praia Segura SLZ, que pode ser baixado em Android e IOS, é um forte aliado para quem quer mais segurança e orientações. A ferramenta traz informações sobre locais de risco, dicas de segurança e características das praias (extensão, se há guarda-vidas, dias e horários, atendimento médico, posto de saúde mais próximo).

Informa ainda sobre a tábua de maré (dias e horários em que está cheia ou baixa), a situação de balneabilidade para que o banhista saiba o local adequado para banho e endereços dos postos de guarda-vidas. A ferramenta ainda contém vídeos com dicas comportamentais no lazer envolvendo rios, piscinas e praias.

Pelo aplicativo podem ser enviadas informações aos guarda-vidas, pedir ajuda ou acionar diretamente o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) pelo Whatsapp. “O aplicativo foi criado para prestar informação rápida e acessível às pessoas. É mais uma forma de orientar e informar o banhista para evitar acidentes que podem ser fatais. Uma inovação que servirá a ludovicenses e também a turistas”, informou o comandante do CBMMA.

Em caso de acidentes

Em caso de acidentes, as pessoas podem pedir ajuda no posto do Batalhão de Bombeiros Marítimo mais próximo e ainda acionar com canais telefônicos: 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Ciops) e 192 (Samu).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »