MENU

07/01/2023 às 18h24min - Atualizada em 07/01/2023 às 18h24min

Divulgado cronograma da Unidade Móvel Oncológica para 2023

O ônibus rosa vai percorrer, de forma itinerante, os bairros e a zona rural de Imperatriz

Aleilton Santos
Secretaria de Saúde
O atendimento na unidade móvel é realizado sem a necessidade de agendamento (Foto: Edmara Silva)

   
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), divulgou o cronograma da Unidade Móvel Oncológica para 2023. Durante todo o ano, a equipe vai realizar atendimento em diferentes locais com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas. A unidade móvel tem como foco a prevenção do câncer de pele, colo do útero, mama e próstata.   

Em janeiro, serão beneficiados os moradores dos bairros Bom Jesus e Santa Rita, os atendimentos serão realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para ser atendido, é necessário apresentação do cartão SUS e comprovante de endereço.

“Com o atendimento itinerante que a unidade móvel garante, nossa comunidade consegue cuidar da saúde sem precisar sair do seu bairro e receber um atendimento de qualidade proporcionado pelos nossos profissionais”, destacou o secretário de Saúde, Alcemir Costa, que também reforçou a importância dos moradores em acompanhar o cronograma de atendimento.

Com a descentralização dos serviços, e maior proximidade da comunidade, a unidade móvel tem capacidade para realizar até 190 exames diários e cerca de 40 pequenas cirurgias. O ônibus rosa tem dois pavimentos, com sala de recepção, quatro consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia, sala de pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau).

De acordo com a coordenadora do setor oncológico, Vilenice Batista, ter o ônibus rosa nos bairros, é importante para aquelas pessoas, que tenham alguma dificuldade de procurar atendimento médico, consigam diagnóstico precoce e prevenção, principalmente contra o câncer.

Resultados

Os moradores recebem os resultados dos exames em até 15 dias nas Unidades Básicas de Saúde de referência, para os diagnósticos normais. Para resultados suspeitos, a coordenação marca consulta com médico especialista. Em caso de confirmação de câncer, o paciente inicia o tratamento na Rede de Oncologia do Município. 

Cronograma completo:

  • Fevereiro - UBS Milton Lopes
  • Março - UBS Ouro Verde
  • Abril - UBS Vila Nova
  • Maio - CRAS BACURI
  • Junho - CRAS Cafeteira
  • Julho - UBS Vila Lobão
  • Agosto - Zona Rural (UBS Coquelândia, Petrolina e Olho d´agua)
  • Setembro - CRAS Santa Lúcia
  • Outubro e Novembro - Ações em diversas localidades
  • Dezembro - UBS Camaçari

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »