MENU

06/01/2023 às 18h36min - Atualizada em 06/01/2023 às 18h36min

Maranhão disponibiliza primeira dose de reforço contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Marcos Atahualpa
SECOM / MA
Foto: Divulgação
 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), passa a recomendar aos 217 municípios maranhenses a aplicação da primeira dose de reforço (terceira dose) contra Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos. A orientação está sendo feita após liberação feita pelo Ministério da Saúde e aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

No Maranhão, 240 mil crianças de cinco a 11 anos estão aptas a receber a primeira dose reforço. “Estão aptas a receber a primeira dose de reforço as crianças que estão com o esquema de imunização atualizado. O intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses, sendo que, quem foi vacinado com as vacinas da Pfizer ou da Coronavac na primeira e a segunda doses, a recomendação é que o reforço seja com a vacina pediátrica da Pfizer”, disse a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo. 

Todos os municípios maranhenses darão continuidade nas estratégias de vacinação para a melhoria das coberturas vacinais com o estoque disponível de doses contra a Covid-19. A recomendação é para que pais e responsáveis retornem com as crianças para as salas de vacinação de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde.

Na Grande Ilha, a SES oferece pontos de vacinação no IEMA Rio Anil (antigo Cintra), que funciona segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h. A vacina também está disponível nas Policlínicas Vinhais e Cidade Operária, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. 

Além das crianças de cinco a 11 anos, os maranhenses também devem ficar atentos a atualização das doses da Covid-19. Crianças de 6 meses a 4 anos, que receberam a Pfizer Baby, devem tomar três doses; crianças de 3 e 4 anos vacinados com Coronavac devem garantir duas doses; adolescentes de 12 a 17 anos precisam de três doses. Pessoas com 18 anos ou mais devem estar com a quarta dose em dia. No Maranhão, apenas pessoas imunossuprimidas recebem a quinta dose.

A aplicação da terceira dose em crianças não impossibilita a administração simultânea com os outros imunizantes do calendário vacinal pediátrico. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »