MENU

02/01/2023 às 10h25min - Atualizada em 05/01/2023 às 00h01min

Doença de Gumboro: vacinação única no incubatório proporciona imunidade duradoura em aves de vida longa

Estudo indica que vacina imunocomplexo Poulvac Magniplex é eficiente no combate à doença

Rodolpho Cautella
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA

Já imaginou proteger o seu plantel contra a doença de Gumboro com uma dose de vacina imunocomplexo? Foi isso que apontou um estudo da Zoetis, em aves de vida longa, realizado em granjas de Santa Catarina. 

No estudo, as aves receberam uma dose de Poulvac Magniplex® no incubatório, em que o pintinho é vacinado antes da eclosão do ovo. Para avaliar a proteção imunológica conferida pela vacina os pesquisadores coletaram amostras de sangue de 20 aves, em diferentes semanas: 3ª, 5ª, 7ª e 10ª semana.

Os resultados indicaram a vacina imunocomplexo começa a agir a partir da semana 3 e nas semanas 5, 7 e 10 a imunidade conferida aumenta, protegendo o plantel de forma uniforme e eficaz. “A eficácia de Poulvac Magniplex foi excelente e é uma opção segura e eficaz para o avicultor que busca produtividade e rentabilidade em sua granja,” disse o Gerente Técnico de Aves da Zoetis, Eduardo Muniz.

A conclusão dos pesquisadores é que a aplicação de apenas uma dose da vacina imunocomplexo Poulvac Magniplex®, é possível proteger as aves de vida longa contra a doença de Gumboro.

Saiba mais sobre o estudo

Sobre a doença de Gumboro

A doença de Gumboro é causada por um vírus altamente resistente presente no ambiente de criação, que ataca aves jovens de três a sete semanas de idade. É altamente contagiosa e possui grandes taxas de mortalidade registradas. Os sintomas são falta de apetite, diarreia acentuada, depressão, desidratação e desuniformidade no plantel.

A prevenção é a forma mais eficaz de combater a doença e evitar prejuízos. “As aves afetadas com o vírus de Gumboro sofrem imunossupressão, respondem deficientemente às vacinações, assim como desenvolvem maior susceptibilidade a todo tipo de doença infecciosa”, finaliza Muniz.

Sobre a Zoetis 

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de quase 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 11.300 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países. Em 2021, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 7,8 bilhões. Para outras informações, clique aqui

Informações à imprensa | Little George 
Rodolpho Cautella – [email protected] 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »