MENU

04/01/2023 às 09h40min - Atualizada em 04/01/2023 às 09h40min

Governadores eleitos em 2022 tomam posse e anunciam prioridades

Em quase todos os discursos de posse, os novos governadores anunciaram as principais metas da gestão, com destaque para a economia e programas sociais

Landara Lima
Brasil 61
Tarcísio Freitas, governador de São Paulo Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    
Neste primeiro dia do ano, governadores e vice-governadores dos 26 estados e do Distrito Federal tomaram posse. Eleitos em outubro de 2022, assumem os cargos pelos próximos quatro anos. Dezoito desses governadores empossados hoje foram reeleitos, como é o caso de Ibaneis Rocha (PMDB), governador do Distrito Federal. Ele tomou posse nesta manhã em solenidade no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Durante o discurso, o governante reafirmou o compromisso de melhorar a qualidade de vida da população do Distrito Federal. “Nosso compromisso lavrado hoje é de trabalho, honestidade e respeito pela população da nossa cidade. Temos que melhorar a saúde, a segurança, gerar emprego e renda e desenvolvimento para essa cidade. Nós precisamos gerar cada vez mais educação de qualidade dentro do DF que tem que ser exemplo para o Brasil. Nós precisamos atuar em diversas áreas, mas em especial, cuidar daqueles mais pobres, daqueles que mais precisam, ampliando nossos programas sociais e melhorando a rede de atendimento”, destacou  

Na ocasião o governador reforçou a necessidade de a sociedade se unir, deixando de lado diferenças políticas para que a capital federal e todo o país possam enfrentar os problemas e crescer, respeitando a democracia. “Precisamos de paz e harmonia para enfrentar os reais problemas dessa sociedade: de miséria, desigualdade racial, desigualdade de gênero. Nós precisamos lutar para pacificar essa sociedade. O Brasil não aguenta mais guerras”, acrescentou.

Outro governador empossado hoje(1º) foi o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), bem como seu vice, Felício Ramuth (PSD), em cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Tarcísio iniciou o discurso agradecendo ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Na política, início os agradecimentos ao presidente Jair Bolsonaro, que me lançou esse desafio. Que enxergou naquele momento o que ninguém enxergou: quanta ousadia. Houve a aposta em técnicos desvinculados das pressões partidárias. Padrão que estamos reproduzindo em São Paulo. A indicação irresponsável de dirigentes é a raiz da ineficiência, da corrupção, do fisiologismo e desmoralizam a própria democracia”, declarou o novo governador de São Paulo.

Tarcísio desponta como uma das principais apostas da oposição, como o sucessor do presidente Luís Inácio da Silva. “Entendemos o recado das urnas: vamos governar para todos, renovando a esperança de um futuro melhor, percebendo e explorando cada potencial do Estado, apostando na inovação, na tecnologia como arma poderosa para o crescimento e para a melhoria na prestação dos serviços".

No Nordeste, região onde Lula obteve mais votos, assumiu o mandato de governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e também o vice, Geraldo Júnior (MDB). Eles participaram da solenidade de posse no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alba), em Salvador. Jerônimo é o primeiro governador autodeclarado indígena do Brasil.

Em seu discurso de posse, o governador baiano afirmou que a inversão de valores e o desrespeito não cabem na sociedade brasileira. “Nessas últimas eleições, o povo brasileiro emitiu um claro posicionamento em favor da democracia e da recomposição da moldura constitucional. A inversão de valores, o desrespeito e a intolerância, levada às últimas consequências nos últimos quatro anos, não cabem mais na nossa sociedade”.

Em Santa Catarina, o governador que venceu as eleições 2022 com a maior porcentagem de votos válidos do Brasil, contando o primeiro e segundo turnos, Jorginho Mello (PL) e sua vice Marilisa Boehm (PL), também assumiram o mandato no início da noite de hoje, em Florianópolis. No Rio Grande Sul, quem assumiu o mandato de governador foi o ex-governador Eduardo Leite, que chamou a atenção do País ao assumir, publicamente, sua homossexualidade, ainda quando a sua pretensa candidatura a Presidente chegou a ser cogitada pelo seu partido, o PSDB.

 Apesar do primeiro dia do ano ser marcado pela realização das solenidades de posse, deputados federais e senadores de todo o País não tomaram posse neste domingo. As cerimônias vão ser realizadas no dia 1° de fevereiro de 2023, data do início da nova legislatura do Congresso Nacional, que termina em 31 de janeiro de 2027. 

Confira abaixo todos os governadores que tomam posse para um novo mandato neste domingo: 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »