MENU

03/01/2023 às 21h15min - Atualizada em 03/01/2023 às 21h15min

Para 2023, Wanderlei garante concurso da Saúde com 6 mil vagas e execução do Cartão Social

Governador também pretende ampliar a abrangência do programa Jovem Trabalhador

Assessoria
Secretários de Estado participam de reunião com o governador Wanderlei Barbosa - Foto: Divulgação
 
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, cumpriu uma extensa agenda de compromissos e reuniões nesta segunda-feira (2), primeiro dia após tomar posse do seu novo mandato. Logo pela manhã, Wanderlei Barbosa participou de uma entrevista ao vivo na 1ª Edição do Jornal Anhanguera e depois recebeu parte do seu secretariado para tratar de questões administrativas.

Na ocasião da entrevista, o governador manteve os compromissos firmados durante a campanha eleitoral, citando a realização de concursos nas áreas de segurança pública e saúde, além de geração de empregos, fomento no turismo tocantinense, criação de programas sociais, entre outros atos.

Concursos
Sobre os concursos públicos a serem realizados neste ano, Wanderlei Barbosa lembrou que, no momento, há 950 homens em formação para compor o quadro de policiais militares do Tocantins.

Segundo o chefe do executivo estadual, a ideia é ampliar o policiamento nas cidades do interior com até oito agentes e viaturas. Já a previsão para o concurso na área da saúde é ofertar cerca de 6 mil vagas, sendo 2 mil vagas destinadas apenas para a contratação de médicos. A expectativa é de que o edital para este último concurso seja lançado no segundo semestre de 2023.

Emprego e Turismo
No que diz respeito à geração de emprego, o governador do Tocantins citou na TV o projeto Jovem Trabalhador, autorizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) e que contemplará até 3 mil jovens tocantinenses. Wanderlei Barbosa pretende ampliar a abrangência deste projeto. Outra forma de fomentar a criação de empregos é atraindo empresas para investir no Tocantins, para tanto, o gestor citou sobre o ICMS, destacando que a carga tributária tocantinense é humanizada e que continuará investindo nos Parques Industriais de cidades como Araguaína, Guaraí, Paraíso e Gurupi. “O Tocantins se prepara para ter endereços urbanizados e qualificados, além da recuperação e da reconstrução da malha viária que corta o Estado, auxiliando o escoamento do setor produtivo e no fomento ao turismo”, pontuou.

Para esta área, Wanderlei citou ainda a criação de um projeto que abrangerá todo o Jalapão, sem concessões da área para a iniciativa privada. A ideia é incentivar a população local a trabalhar com o turismo sustentável com os atrativos naturais. “Visitei o povo jalapoeiro e ficou acordado que não faríamos nada sem antes conversar com eles. Assim nós faremos”, afirmou Wanderlei.

Assistência Social
O líder do Palácio do Araguaia relembrou, ainda, a criação do Cartão Social. O projeto não pôde ser executado em 2022, mas será implementado este ano. A proposta é oferecer subsídios para que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso à alimentação, à educação e à dignidade.

Governabilidade com transparência
Wanderlei Barbosa finalizou a entrevista citando que confia na equipe administrativa que montou para seu governo, caracterizando-a como coerente. “Os recursos não serão usados para me beneficiar, mas sim para o povo tocantinense. Os secretários têm autonomia e minha equipe tem coerência. Concluiremos os quatro anos de mandato respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, mantendo a transparência, orientando as comissões de licitação e barrando a prática de preços acima do mercado”, pontuou.

Reunião no Gabinete
Sobre o encontro em seu gabinete, no Palácio Araguaia, o governador recebeu os secretários de Estado da Fazenda (Sefaz), Júlio Edstron; da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho; e da Comunicação (Secom), Márcio Rocha, para tratar de questões administrativas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »