MENU

03/01/2023 às 11h46min - Atualizada em 04/01/2023 às 11h46min

“O primeiro degrau de 2023”

Ludmila Pereira de Araujo Souza *
Finalmente chegou 2023 e com ele, todas as promessas de um novo ano com muitas mudanças. São novas metas, novos planos… Alguns não tão novos assim, mas persistentes ao longo do tempo justamente por ainda não terem sido alcançados e podemos citar alguns: “vou parar de beber”; “vou parar de fumar”; “vou emagrecer”; “vou me alimentar melhor”; “vou fazer atividade física”. Enfim, inúmeras são as promessas para esse ciclo de 52 semanas que mais uma vez se inicia.

Semana passada, falei justamente sobre as metas que são pensadas todo início de ano e que contam com muita motivação nessa busca. De fato, isso é um ponto importantíssimo e bastante louvável, mas que infelizmente, muitas vezes, não perduram justamente por serem dispostas de forma insustentável a ser realizado por muito tempo.

Você há de convir comigo que algo está errado, não é?! Como pode todo ano prometer uma mesma coisa e não conseguir cumprir?

Um dos pontos que eu observo, além dos que eu já citei, é também a falta de autoconvencimento de que mudanças, principalmente relacionada à alimentação, não se trata de uma dieta que tem dia e hora pra acabar, mas de uma verdadeira mudança de estilo de vida.

E essa transformação consiste em um processo cheio de degraus, exatamente como subir uma escada. E o que percebo é que as pessoas enxergam esse trajeto como quem vai do primeiro ao último andar, sem subir nenhum degrau ou escalando de três em três. E por isso, é tão difícil ser sustentável em longo prazo.  

Na minha última coluna, falei sobre pequenas metas – tidas como simples e fáceis – que podem ser iniciadas em qualquer tempo da nossa vida, independente do período do ano. E hoje ratifico essa minha fala.

É preciso entender que pequenas mudanças realizadas todos os dias valem muito mais do que grandes mudanças executadas por apenas uma semana.

É compreender que de nada adianta idealizar a chegada ao topo se não consegue subir do primeiro para o segundo degrau no processo de melhoria de qualidade de vida.

Que em 2023, você consiga subir o primeiro degrau em busca da sua saúde e que a constância e paciência sejam suas aliadas para todo sempre.
____________________________________________________________________________________________________
 * Ludmila Pereira de Araujo Souza   é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri - Email: [email protected]

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »